Boas práticas: ouvir o povo nos postos de atendimento

O cidadão poderá dar sua opinião diretamente nos postos de saúde e unidades hospitalares de Fortaleza. Uma caixa coletora vai ser instalada em todo o sistema de saúde.
A caixa coletora funciona como instrumento de avaliação da unidade por meio do qual o cidadão pode manifestar sua opinião, fazer sugestões, elogios ou críticas. As demandas recebidas passam por quatro etapas: análise, encaminhamento, acompanhamento e resposta ao cidadão. Serão instaladas 122 caixas coletoras. Para ampliar a qualidade do programa, a Ouvidoria vem desenvolvendo atividades de sensibilização com os gestores das unidades, objetivando expor a importância do novo canal de comunicação.
Criado pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza o programa desenvolvido pela Ouvidoria “Caixa Coletora” é mais um canal entre o cidadão e a gestão. A iniciativa teve início no Hospital Distrital Gonzaga Mota – José Walter (Gonzaguinha). A caixa coletora vai ser instalada nas demais unidades hospitalares e, depois, levada também aos postos de saúde.

foto: Secretaria da Saúde de Fortaleza.
Para a ouvidora em Saúde da SMS, Dayse Fuques, o programa tem o objetivo de coletar a opinião do cidadão sobre o serviço recebido. “Com as caixas coletoras, teremos a oportunidade de conhecer as impressões dos usuários quanto ao serviço oferecido e buscar melhorar e atender os anseios da população”, destacou.
A Ouvidoria desenvolve programas como “Saúde atende você”, “Net saúde”, “Birô da cidadania”, “Ouvidores integrados” e “Ouvidoria proativa”, que geraram, em 2015, 19.415 demandas, resultando um índice de 74% de satisfação do cidadão. Desde a reestruturação da Ouvidoria em 2013, por meio de seus programas foram abertas 45.862 demandas, tendo uma resolutividade de satisfação de aproximadamente 80%. A população também pode falar com o órgão pelo telefone 0800 275 1364.
A instalação das caixas coletoras seguirá no Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira, (Frotinha Parangaba), Hospital Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher), Centro de Assistência a Criança Lúcia de Fátima (02/03) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (16/03).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza – 26/02/2016 – http://www.fortaleza.ce.gov.br/sms/noticias/saude/secretaria-municipal-da-saude-abre-mais-um-canal-de-comunicacao-com-comunidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *