Campanha alerta sobre ingestão de álcool e alta velocidade no trânsito

Ministério dos Transportes quer evitar ocorrências em estradas federais entre os meses de junho e julho

As festas juninas típicas do Nordeste atraem turistas para a região e aumentam o tráfego nas rodovias federais que dão acesso a Estados como Paraíba e Pernambuco entre os meses de junho e julho. Por isso, nesta época do ano, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil investe na realização de campanhas de conscientização dos motoristas por um trânsito mais seguro.
Em razão das festividades, as ações educativas estarão concentradas nos cinco locais onde acontecem os maiores eventos juninos do País: nos municípios pernambucanos Recife e Caruaru, e paraibanos, João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Tema
Com o tema “Colocar vidas em risco não é acidente. É crime”, a campanha tem como objetivo mobilizar a sociedade em geral, mas principalmente os motoristas amadores e profissionais para conscientizá-los acerca da responsabilidade ao volante. A ideia é sensibilizar o público para a prevenção de acidentes causados por imprudência, como excesso de velocidade, desobediência a sinalização e consumo de bebidas alcoólicas antes de pegar a estrada.
Além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, os viajantes amadores ou profissionais também devem fazer pausas periódicas para o descanso, não excedendo o tempo na direção e respeitar as normas de trânsito, como manter a velocidade permitida pelas vias.
As imagens escolhidas incentivam a reflexão sobre a gravidade e a extensão das consequências causadas pelas atitudes imprudentes ao volante, bem como no fato de ser crime contra a vida e a sociedade.
Neste ano, a iniciativa se estenderá até 20 de julho, com inserções de banners em veículos na internet e spots nas principais rádios e mídias externas. A escolha do formato de divulgação decorre do grande alcance do público, local e nacional, vias mídias on-line, especialmente.
Férias escolares
O período da campanha também coincide com a época de férias escolares, quando muitas famílias planejam viagens e utilizam as rotas rodoviárias federais. Esse público também foi incluído no projeto da campanha, como forma de estimular os motoristas ocasionais a se atentarem aos cuidados necessários para garantir a segurança durante o trajeto nas autoestradas do País.
Fonte: Portal Brasil

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *