Criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública

Com  foco  no fortalecimento da comunicação pública sob a ótica do direito do cidadão à informação e do dever do Estado de prestar contas de suas ações, foi criada a Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPÚBLICA). A associação tem como presidente Lincoln Macário (Câmara dos Deputados, ex-rádio CBN); vice-presidente Armando Medeiros de Faria (consultor, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil); diretora administrativa Ana Beatriz Santos (Senado Federal); diretor financeiro: Paulo Falzonni (ex-Associação Brasileira de Marketing Direto); diretor de relações acadêmicas Jorge Duarte (Embrapa) e conselheiros fiscais José Vicentine (ex-Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Daniel Nardin (Secretário de Comunicação do Governo Pará), Marco Túlio Bretas de Vasconcelos (Banco do Brasil) e Patrícia Figueiredo Roedel (Câmara dos Deputados).

ABCPÚBLICA também busca a valorização e o aprimoramento profissional dos que atuam nas diversas áreas de comunicação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis da Federação, bem como dos comunicadores que exerçam atividades em associações, instituições de ensino e organizações sociais.

No seu lançamento, a ABCPÚBLICA divulga, em parceria com a LS Comunicação e Quiz Inteligência de Mercado, o I Diagnóstico de Comunicação Pública Municipal do Brasil, com dados inéditos. A pesquisa revela que nem todos os profissionais que atuam no segmento são da área de comunicação, sendo 25% de outras profissões. Identifica ainda que apenas 19% do universo entrevistado é concursado.

A pesquisa completa esta disponível no site www.conexaopublica.com.br, criado inicialmente por Armando Medeiros e Jorge Duarte para ser um fórum da comunidade de profissionais de comunicação e que agora será reformulado e vai incorporar as atividades da ABCPública.

A diretoria terá mandato de dois anos . Participaram também da fundação da ABCPública:  Ana Paula Costa de Lucena (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados), Eduardo Luiz  Correia (professor do Centro Universitário Fiam-Faam e da Universidade de São Caetano), Joseane Paganine (Senado Federal), Lariza Squeff (ex-Ministério da Justiça), Iara Vidal (Câmara dos Deputados), Lenita Violato (Assembléia Legislativa de MT), Márcia Azevedo (Câmara dos Deputados),  Omar Barreto Lopes (Banco do Brasil) e Sandra Amaral de Sousa (Câmara dos Deputados).

Mais informações  portalconexaopublica@gmail.com

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *