Secretários estaduais de Comunicação de todas as regiões do país debatem desafios, limites e casos de sucesso nos Executivos estaduais
O Curso Completo de Comunicação Pública 2026, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), será aberto, no dia 16 de maio, com um seminário que vai reunir secretários estaduais de Comunicação de diferentes regiões do Brasil, para debater desafios, limites e experiências da comunicação pública nos Executivos estaduais.
O seminário “Comunicação pública na prática: desafios dos Executivos Estaduais, anos eleitorais e casos de sucesso”, terá mediação feita pelo presidente da ABCPública, Jorge Duarte; pelo diretor da Aberje, Paulo Nassar; e pela gerente executiva da Aberje, Emiliana Pomarico, dando ênfase ao diálogo entre a prática cotidiana da gestão pública e a reflexão estratégica sobre comunicação.
A proposta é compartilhar experiências concretas da gestão da comunicação nos Executivos estaduais, especialmente em um contexto marcado por restrições institucionais, expectativas da sociedade e desafios próprios dos anos eleitorais.
Segundo o secretário de Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares, um dos articuladores do evento, a diversidade regional é um ponto forte do seminário: “as secretarias estaduais enfrentam desafios muito semelhantes, em contextos culturais, sociais e econômicos distintos. O diálogo entre essas experiências ajuda a compreender como dores iguais podem ser enfrentadas de maneiras diferentes, contribuindo para o aprimoramento da comunicação pública no Brasil”. “Os participantes podem esperar contato direto com a prática”, afirma Wendel Palhares.
Os convidados para compartilhar suas experiências são cinco secretários estaduais de Comunicação, de diferentes regiões do país: do Rio de Janeiro, Igor Marques; do Pará, Vera Oliveira; de Alagoas, Wendel Palhares; do Paraná, Cléber Mata; e de Mato Grosso do Sul, Frederico Souza.
Ao mesmo tempo em que celebra e reconhece a existência de iniciativas bem-sucedidas nos estados, o seminário parte de uma abordagem realista sobre o estágio atual da comunicação pública no Brasil.
Para o presidente da ABCPública, Jorge Duarte, o momento exige mais qualificação continuada: “a comunicação pública no Brasil já acumula experiências relevantes e projetos que merecem ser conhecidos, mas ainda estamos em busca do cenário ideal. O caminho é longo e passa por planejamento, profissionalização, formação técnica e compromisso institucional. Não se trata de prometer soluções mágicas, e sim de construir, passo a passo, uma comunicação mais estratégica, transparente e voltada ao interesse público. E o objetivo do Curso Completo é exatamente capacitar comunicadores para essa jornada”, afirma Jorge Duarte.
Saiba mais sobre o Curso Completo 2026 – O seminário integra a programação de lançamento do Curso Completo de Comunicação Pública 2026, iniciativa da ABCPública e da Aberje voltada à capacitação de profissionais que atuam ou desejam atuar na área, combinando fundamentos teóricos, análise crítica e experiências práticas de quem vive os desafios da comunicação governamental.
De março a outubro, os alunos terão aula sobre nove temas fundamentais da comunicação pública, como gestão de crise, estratégia, publicidade, gestão de redes sociais, política e planejamento de comunicação etc.
A iniciativa aposta na formação como eixo central para o fortalecimento da comunicação pública no país, especialmente em um contexto de crescente demanda por informação de qualidade, prestação de contas e diálogo com a sociedade.
As inscrições para o curso estão abertas. Saiba mais acessando o site abcpública.org.br.
