Debate sobre a carreira do comunicador público destaca desafios do setor

Painelistas do primeiro seminário realizado pelo Comitê Temático da ABCPública traçam cenário atual e apontam estratégias para o fortalecimento da Comunicação Pública.

Realizado de forma híbrida durante a manhã da sexta-feira, 18 de novembro, o seminário intitulado “Papel e Carreira do Comunicador Público” recebeu mais de 400 inscrições e contou com a participação de diversos profissionais de diferentes órgãos públicos e cidades do país. A abertura foi feita por Ana Cristina Rosa, coordenadora da ABCPública no Distrito Federal, que deu apoio à realização do evento.

Os participantes que atenderam de forma presencial puderam acompanhar os três paineis no Auditório da TV Câmara. Via YouTube, profissionais da Comunicação de Minas Gerais, Paraíba, Goiás, Sergipe, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia, entre outros estados, garantiram uma pluralidade necessária e importante para o trabalho de pensar o papel do comunicador público e as perspectivas de carreira – foco principal do Comitê Temático de Carreira e Estrutura da ABCPública.

Os debates foram conduzidos em três eixos: “O papel dos comunicadores públicos”, “Concurso, terceirização e outras formas de contratação” e “Comunicador público: rumo a uma nova carreira?”.

Entre os desafios demarcados durante o seminário, foram citados o crescente ataque à imprensa, o cenário de desinformação, autonomia dos profissionais nos órgãos públicos, a não obrigatoriedade do diploma de jornalista, além de outros tópicos importantes para reflexão, a exemplo do Projeto de Lei 1202 de 2022, que tramita na Câmara dos Deputados, que busca instituir a Lei geral da Comunicação Pública.

Veja o seminário na íntegra, acessando a gravação da transmissão ao vivo:
https://www.youtube.com/watch?v=fyBgtRZqjxA.

Sobre o Comitê

O Comitê Temático de Carreira e Estrutura da ABCPública, que iniciou os trabalhos em março deste ano, conta com representantes de todas as regiões do país. Coordenado por Pollyana Woida (RO), tem o objetivo de buscar a valorização dos profissionais de comunicação pública e identificar desafios na estruturação da comunicação pública – estrutura, recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

O grupo vem fazendo um levantamento da carreira e estrutura de comunicação pública no país, cujo resultado será publicado num relatório e subsidiará a elaboração de um projeto de lei a ser proposto ao Congresso Nacional. O Seminário deve resultar em grandes contribuições para que se avance nesse trabalho.

Confira as matérias sobre o seminário publicadas nos portais da Câmara dos Deputados:

Seminário sobre o papel do comunicador público debate maior participação da sociedade no governo;
Seminário defende regulamentação da comunicação pública no Brasil; e
Seminário debate papel e carreira do comunicador público – 18/11/22.

 

Compartilhe

6 thoughts on “Debate sobre a carreira do comunicador público destaca desafios do setor

  1. Olá, participei virtualmente, como faço para solicitar o certificado de participação?

      1. Confirmei presença, mas até o momento ainda não recebi o certificado. Qual a previsão? Desde já, grata!

  2. Prezados, participei presencialmente e solicitei meu certificado, porém não recebi. Poderiam me enviar?

    1. Oi, Fernanda. Tudo bem? Os certificados serão encaminhados nos próximos dias. Tivemos mais de 400 inscritos, então não conseguimos entregar os documentos de imediato. Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelo contato@abcpublica.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *