Democratização das mídias e enfrentamento das desigualdades é tema do segundo dia do II ComPública

Por: Rute Souza (Agência Fotec/UFRN)

O segundo dia do Congresso Brasileiro de Comunicação Pública, Cidadania e Informação (II ComPública) teve início com a participação de respeitados profissionais da área. Na manhã desta terça-feira (17/10), no auditório do Departamento de Educação Física (DEF/UFRN), as discussões se concentraram em duas mesas temáticas que abordaram o papel da comunicação pública na democratização das mídias e no combate às desigualdades de classe, gênero e raça.

A primeira mesa, mediada pela professora Aline Lucena (Decom/UFRN), contou com a presença da diretora da Rádio e Televisão Argentina (RTA), Cynthia Ottaviano; da  doutoranda em Antropologia Social, Janaína Lima. As palestrantes enfatizaram a comunicação como um direito humano e a urgente necessidade de corrigir a mercantilização da informação para preservar a democracia. Ottaviano destacou a importância de construir uma comunicação pública despatriarcal, decolonial e desmercantilizada. Durante a palestra, também foi introduzido o conceito de “latifúndio midiático”, uma forma de oligarquia na mídia que influencia o controle ideológico nas redações.

(Crédito: Lucas Targino/UFRN)

A segunda mesa, mediada pela professora Alice Andrade (Decom/UFRN), incluiu a professora Ana Veloso (UFPE) e Juliana César Nunes, gerente de Jornalismo Digital da EBC. A discussão teve como objetivo abordar o desequilíbrio social presente nos meios de comunicação e quais estratégias podem ser tomadas no âmbito da comunicação pública para o desenvolvimento de uma comunicação mais democrática.

Ana Veloso enfatizou que a comunicação é uma forma de ação política, e, portanto, a diversidade de raça, gênero e classe deve estar presente para garantir a democracia em todos os espaços. A professora encerrou a manhã com uma citação da ativista dos direitos humanos, Audre Lorde17, destacando a importância de enfrentar as forças da discriminação.

O II ComPública, organizado pela ABCPública e pelo Departamento de Comunicação Social (Decom/UFRN), continua até amanhã (18/10), com debates no Departamento de Comunicação Social, grupos temáticos (GTs) e o encerramento do congresso. Confira a programação: https://doity.com.br/iicongressobcpci-2023/blog/programacao.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *