Evento nacional recomenda princípios de Comunicação Pública como diretrizes para Tribunais de Contas

Na última quarta-feira (15), a vice-presidente de Comunicação da ABCPública,  Alessandra Lessa, apresentou aos participantes do I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) os 12 Princípios da Comunicação Pública. As orientações foram definidas pela associação após consulta com diversos segmentos da área.

Os princípios deram suporte à criação das Diretrizes de Comunicação do Sistema dos Tribunais de Contas, divulgadas no evento. São eles que também orientaram a organização do e-book Guia de Comunicação Pública, disponível neste link: https://abcpublica.org.br/biblioteca/guia-da-comunicacao-publica/.

Para Alessandra, “a adoção dos princípios de comunicação pública constitui o alicerce para a construção de instituições públicas mais abertas e receptivas à participação social”.

O I CNCTC foi realizado em Florianópolis (SC), nos dias 14 e 15 de fevereiro, e contou com palestras que discutiram estratégias voltadas a aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento dos órgãos de controle com a sociedade.

Sobre o evento

Outros nomes da ABCPública também participaram do evento. Nossa conselheira consultiva Aline Castro foi palestrante do painel “Comunicação pública no ambiente digital”, mediado pela diretora da associação em Goiás, Heloisa Lima.

O I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas foi uma parceria do TCE-SC, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). O evento contou com o apoio da Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).

                                  (Da esquerda para direita: Carla Tangari, associada; Alessandra Lessa, vice-presidente de Comunicação; Heloisa Lima, diretora da associação em Goiás; e Aline Castro, consultora consultiva) 

Confira tudo no site oficial do congresso: https://www.cnctc2023.com.br/

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *