Filme sobre jornalismo investigativo em debate

A ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e o Grupo Estação vão promover uma sessão especial do filme ´Spotlight – Segredos Revelados´, seguido de debate com a participação dos jornalistas Marcelo Beraba (O Estado de S. Paulo), Fernando Molica (O Dia) e Juan Arias (El País). Os 8 primeiros associados da ABRAJI que se inscreverem (link: https://docs.google.com/a/abraji.org.br/forms/d/1aa-EqkDKiCWpW4BOSN1lXEGN3MIrR7vqkfpibOqfh5c/viewform) ganharão um par de ingressos para ver o filme e participar do debate. Jornalistas poderão pagar meia entrada. O evento será realizado no Rio, no próximo sábado (09/01), na Estação NET, em Botafogo (rua Voluntários da Pátria, 88), a partir das 10h.

Indicado ao  Globo de Ouro em três categorias (Melhor Drama, Melhor Diretor e Melhor Roteiro), destaque nos festivais de cinema de Veneza e Toronto e eleito melhor filme do ano pela Associação Nacional de Críticos de Cinema dos EUA (NSFC, em inglês), ´Spotlight – Segredos Revelados´ conta a história real do grupo Spotlight, uma equipe especial de jornalistas do Boston Globe que trabalha com jornalismo investigativo em profundidade desde 1970. O grupo é hoje a mais antiga unidade de investigação operando em um jornal nos Estados Unidos.

O filme aborda um dos casos mais famosos do Spotlight: a investigação de uma série de casos de pedofilia e crimes sexuais cometidos por padres católicos e o acobertamento desses casos pela Igreja. A série de reportagens rendeu em 2003 um prêmio Pulitzer em Serviço Público pela “cobertura corajosa e abrangente em suas divulgações de casos de abuso sexual por padres na Igreja Católica”.

Sacha Pfeiffer, uma das jornalistas do caso, é interpretada no filme por Rachel McAdams. Em entrevista a Brooke Gladstone, no podcast On The Media, Sacha  declara que “o filme é autêntico. É por isso que eu gosto dele. Mostra aquilo que fizemos direito e o aquilo que deveríamos ter feito muito antes”.

Para Marcelo Beraba, diretor da sucursal do Rio de Janeiro do Jornal O Estado de São Paulo, “o filme é uma homenagem ao bom jornalismo. Não há heróis. Há repórteres e editores experientes, às vezes determinados e às vezes perdidos em dúvidas. As informações são obtidas com dificuldade, há um ambiente em torno bem adverso, e isso tudo nos parece familiar. Estamos todos sujeitos a erros, e os jornalistas do Boston Globe também erram”.

Com atores como Rachel McAdams, Mark Ruffalo, Michael Keaton e Liev Schrieber no elenco, ´Spotlight – Segredos Revelados´ terá sua estreia no Brasil no dia 07 de Janeiro.

A sessão seguida de debate será realizada no dia 09 de Janeiro, às 10 horas, no Grupo Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, Rio de Janeiro).

Fonte: Abraji. http://abraji.org.br/?id=90&id_noticia=3323

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *