Mais velhos no Snapchat

Mais velhos passam a usar Snapchat, aplicativo popular entre adolescentes
Graciela Bignami, 40, e a filha Ana Carolina, 13, usuárias do aplicativo SnapchatFoto: Zanone Fraissat/Folhapress
Tatti Maeda, 36, tentou usar o aplicativo Snapchat pela primeira vez no ano passado: não entendeu direito como interagir com os amigos e como criar as imagens divertidas que tornaram o aplicativo popular e acabou desistindo. “Fiquei me sentindo burra.” Não seria grave se ela não fosse consultora de marketing digital.O aplicativo, que permite que os usuários se comuniquem por meio de imagens que desaparecem rapidamente, era encarado como coisa de adolescente até há bem pouco tempo. Sua mecânica um tanto complicada e o próprio perfil do público pareciam afastar os mais velhos.

“Tem aquela dificuldade de ficar falando para o celular. Você se sente meio idiota”, diz Edney Souza, consultor e professor da ESPM. Mas isso está mudando. (Maeda conseguiu entender a plataforma neste ano, com a ajuda da sobrinha de dez anos.)
Segundo dados para os EUA da consultoria comScore, em abril de 2013 o app era usado por 5% dos donos de smartphone entre 25 e 34 anos e por 2% dos que estavam acima dessa idade. Três anos depois, os índices mudaram para 38% e 14%, respectivamente.Dados disponíveis para o Brasil mostram efeito similar. O índice de usuários com mais de 35 anos saltou de 12% em janeiro para 18% em maio deste ano. Aqueles entre 15 e 24 anos perderam espaço, apesar de ainda terem fatia expressiva (de 53% para 42%).
Fonte: comScore, maio/2016
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O app recebeu 10,5 milhões de usuários únicos em maio, alta de 52% sobre janeiro.
De certa forma, o aplicativo criado em 2011 por Evan Spiegel, 26, e avaliado em US$ 16 bilhões cumpre um rito natural. “Atrair um público mais amplo precisa ser o destino de toda rede social que não quer ser apenas um amor de verão”, diz o consultor Alexandre Inagaki.
O desafio é ver os adultos chegarem sem melindrar os adolescentes. Inagaki diz que um dos motivos para o sucesso do aplicativo foi justamente a filtragem etária, “proposital ou não, que fez com que se tornasse o app preferido de uma geração habituada a bigbrotherizar suas vidas”.
“Mando mais mensagens privadas, porque não quero mostrar para todo o mundo o que eu estou fazendo”, diz Ana Carolina Bignami, 13.
A adolescente conta que ficou “meio assim” pelo fato de sua mãe, Graciela, 40, começar a usar o aplicativo, mas se tranquilizou por perceber que tinha a opção de não mostrar tudo para ela.
É possível enviar mensagens para amigos ou publicar “snaps” públicos, que duram 24 horas. Este último recurso, mais parecido com uma timeline, é tido como determinante para o ganho do público mais velho.
Ana Carolina Bignami, 13, ficou “meio assim” quando sua mãe começou a usar o app
Empresas começaram a se interessar pelo aplicativo, em razão do público mais diverso e porque diretores que decidem o investimento passaram a entrar na plataforma, segundo Adrian Ferguson, vice-presidente da DM9DDB.
O aplicativo tem atraído a atenção de empresas de mídia dos EUA, que fazem conteúdo específico para a plataforma, no canal Discover, que fica acima dos “snaps” criados pelos usuários.
Há cerca de 20 companhias presentes no sistema, de CNN ao Buzzfeed. A americana NBC fechou acordo com o site famoso por suas listas para criar conteúdo específico sobre a Olimpíada.
O canal é importante do ponto de vista da receita. O Snapchat vende publicidade ali e a divide com os produtores de conteúdo.
Ainda não estão disponíveis no Brasil ferramentas oficiais para anunciantes, que permitem que a empresa planeje faturar até US$ 350 milhões neste ano, segundo o site especializado “Re/code”.
Fonte: Comunica que muda
 
 
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