Medo nas escolas


Encontrar os colegas, desenhar enquanto o professor dá explicações ou olhar distraído pela janela. Tudo isso faz parte do dia a dia de qualquer estudante. Mas, nas escolas norte-americanas, se trancar em um abrigo contra invasões de atiradores se tornou algo tragicamente rotineiro. E este filme a favor do desarmamento mostra como é para as crianças conviver com o medo. Não só no ambiente escolar: nas ruas de Chicago, o protagonista caminha a pé e passa por vários memoriais de vítimas de algum tipo de incidente ou ataque feito por atiradores.
O vídeo de seis minutos foi dirigido pela atriz Natalie Morales (Girls, Parks and Recreation) e quase não tem diálogos. As cenas são pontuadas pela música Pulaski at Night de Andrew Bird. A peça é assinada pelo movimento Everytown for Gun Safety, que apresenta dados assustadores: diariamente, mais de 90 pessoas são alvejadas e mortas no país.
De acordo com o movimento, que cobra mais controle no acesso a armas de fogo nos EUA, de janeiro de 2009 a julho de 2015 ocorreram 133 massacres de atiradores (mass shooting) em 39 estados. O que dá uma média de dois incidentes por mês. A entidade considera mass shooting quando mais de quatro pessoas são alvejadas. Para se conseguir comprar uma arma – mesmo as usadas em guerra como submetralhadoras, automáticas e alta precisão –  os requisitos se limitam, em muitos estados, a checagem da  idade e antecedentes criminais. Algumas delas podem ser adquiridas pela internet.

Piores ataques

Do mais recente aos mais antigos (dados do G1):
12 de junho de 2016: Um atirador entrou na boate Pulse, no centro de Orlando, e abriu fogo. Ele foi morto em troca de tiros com a polícia, depois de fazer reféns dentro da casa noturna.
2 de dezembro de 2015: Syed Farook e Tashfeen Malik são acusados de matar 14 pessoas e ferir 21 em um tiroteio em um centro para pessoas com deficiência na cidade de San Bernardino, 100 km ao leste de Los Angeles.
1º de outubro 2015: dez pessoas morreram e sete ficam feridas em um tiroteio na universidade de Umpqua, uma zona rural de Oregon. O autor, Chris Harper Mercer, de 26 anos, morreu em tiroteio com a polícia.
17 de junho 2015: Dylann Roof, um jovem seguidor de um grupo da supremacia da raça branca, matou nove pessoas negras em uma simbólica igreja da comunidade de Charleston, na Carolina do Norte (sudeste). Ele foi preso e será julgado por crime de ódio.
16 de setembro de 2013: Aaron Alexis, um homem que trabalhava para uma empresa terceirizada pelo Departamento da Defesa, abriu fogo nas instalações da Marinha americana em Washington e matou 12 pessoas. Ele foi abatido pela polícia em seguida.
26 de julho de 2013: Pedro Alberto Vargas, um homem de origem cubana, fez reféns e depois matou seis pessoas em um bairro de maioria hispânica em Miami (Flórida, sudeste). Ele foi ferido pelas forças de segurança e morreu.
14 de dezembro de 2012: Adam Lanza, um jovem de 20 anos, aparentemente com problemas mentais, matou 26 pessoas, entre elas 20 crianças, na escola de Sandy Hook, em Newtown (Connecticut). Antes de ir à escola ele havia matado a própria mãe em casa. Ele cometeu suicídio no local.
20 de julho de 2012: 12 pessoas são assassinadas, e 70 ficaram feridas em um tiroteio em um cinema, durante a projeção de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, em Aurora, perto de Denver (Colorado). O autor, James Holmes, foi condenado a 12 prisões perpétuas e mais 3.318 anos de prisão.
2 de abril de 2012: O sul-coreano One L. Goh matou sete pessoas e feriu três na Universidade religiosa de Oikos (Califórnia, oeste) e, depois, entregou-se. O atirador de 43 anos é um ex-aluno da universidade e alinha suas vítimas contra a parede para matá-las.
5 de novembro de 2009: Nidal Hasan, um psiquiatra militar de origem palestina, deflagrou o maior tiroteio já registrado em uma base militar americana. Matou 13 pessoas e feriu 42 em Fort Hood, no Texas. Ele acabou sendo ferido e dominado.
3 de abril de 2009: Jiverly Antares Wong, um vietnamita naturalizado norte-americano, matou 13 pessoas em um abrigo de imigrantes em Binghamton (estado de Nova York). Ele atirou contra o ex-professor e ex-colegas de um curso de inglês que frequentava no local e depois cometeu suicídio.
24 de dezembro de 2008: Disfarçado de Papai Noel, Bruce Jeffrey Pardo matou nove pessoasna noite da ceia de Natal, em Covina, subúrbio de Los Angeles (Califórnia) e depois se suicidou.
16 de abril de 2007: Cho Seung-Hui, um estudante de 23 anos de origem coreana, matou 32 pessoas e se suicida no campus da Universidade de Virginia Tech, Blacksburg (Virgínia, leste dos EUA).
21 de março de 2005: Em Red Lake (Minnesota), Jeffrey Weise, de 16 anos, matou sete pessoas no colégio, entre elas cinco estudantes, e se matou em seguida. Antes de chegar ao local, ele já havia matado o avô e a namorada deste.
29 de julho de 1999: depois de assassinar a mulher e os dois filhos, um especulador da Bolsa abriu fogo em duas corretoras de Atlanta (Geórgia, sudeste) e mata outras nove pessoas. Ele se suicidou em seguida.
20 de abril de 1999: Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17, abriram fogo na escola de Columbine, em Littleton (Colorado), matando 12 alunos e um professor. Os autores dos disparos se suicidam.
16 de outubro de 1991: George Hennard matou 22 pessoas em um restaurante de Killeen (Texas, sul) e feriu cerca de 20 pessoas. Ele se matou depois do crime.
Fonte: Comunica que muda

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *