Meios de comunicação na França não publicarão fotos de autores de atentados

Le Monde afirma que querem evitar que terroristas sejam ‘glorificados’.  Libération não mudará publicações.

Algumas empresas francesas decidiram não divulgar nem o nome dos autores
Meios de comunicação franceses, como a rede BFM TV ou os jornais “Le Monde” e “La Croix”, decidiram parar de publicar fotografias dos autores de atentados para evitar que tenham a atitude exaltada após os ataques ou que sejam colocados no mesmo nível das vítimas.
O diretor do tradicional “Le Monde”, Jérôme Fenoglio, em um editorial publicado nesta quarta-feira (27), afirmou que, após o atentado de Nice, não publicará mais fotografias dos autores de massacres para “evitar eventuais efeitos de glorificação póstuma”. O ataque em Nice, no Sul do país, que foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico, deixou 84 mortos e 300 feridos em 14 de julho.
“Não se deve esconder os fatos ou a trajetória dos assassinos, e por isso não somos favoráveis a manter seu anonimato, mas suas fotos não servem para descrever sua trajetória”, explicou Fenoglio à AFP.
O diretor de redação da BFM TV, Hervé Béroud, afirmou que  decisão de não divulgar mais as fotos foi tomada na terça-feira à noite. “A foto tem um caráter simbólico e emblemático” e “pode colocar no mesmo nível vítimas e terroristas”, disse Béroud à AFP, esclarecendo que seguirão informando o nome dos autores dos atentados.
Por sua vez, o redator-chefe do jornal católico “La Croix”, François Ernenwein, disse à AFP que “só publicaremos o nome e a inicial do sobrenome (do autor do atentado), e não a foto”.
No Twitter, a emissora de rádio Europe 1 também anunciou que deixará de “citar os nomes de terroristas em transmissões”.
Já o jornal progressista “Libération” não compartilha este ponto de vista. Segundo o diretor-adjunto do jornal, Johan Hufangel, manter no anonimato os autores não é uma posição sustentável.
“Imaginem um artigo com os irmãos SA e BA, AA, FAM”, declarou à AFP, ressaltando que “o debate sobre a utilização da foto no jornal e no site do ‘Libération’ é constante desde a existência do jornal”.
“Publicar fotos de terroristas e glorificá-los não é a mesma coisa. ‘Dabiq’ (a revista do grupo EI) glorifica”, acrescentou.
Na manhã desta terça-feira (26), dois homens armados com facas fizeram reféns um padre, duas freiras e dois fiéis em uma igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, na região da Normandia, no norte da França. O padre, Jacques Hamel, de 84 anos, foi morto. Outros três reféns ficaram feridos. As fotos de um dos suspeitos foi divulgada em alguns veículos.
Fonte: G1
 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *