Mídia social torna linha entre jornalismo e ativismo embaçada

A questão de qual é a diferença entre jornalismo e ativismo criou uma animada discussão durante um painel no Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ).
Painelistas concordaram que embora a linha entre os dois tenha se tornado mais difícil de discernir dadas as mídias sociais de hoje em dia, ainda existem algumas diferenças importantes e fundamentais entre jornalistas e ativistas.
A discussão foi iniciada pela painelista Pam Fine, presidente da Sociedade Americana de Editores de Notícias (ASNE), professora de jornalismo na Universidade de Kansas e Knight Chair de Noticías, Liderança e Comunidade. Pam Fine destacou como a ênfase para os jornalistas mudou ao longo do tempo – desde destacar a objetividade ao “esforço para ser justo e preciso”.
No entanto, com as mídias sociais, as expectativas dos leitores também mudaram – especialmente a geração milênio, as pessoas nascidas entre o início dos anos 1980 e os anos 2000s.
Joel Simon, diretor-executivo do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), começou a falar sobre o porquê de diferentes partes interessadas se preocuparem com as diferenças entre jornalistas e ativistas – destacando que nunca foi fácil fazer a distinção, uma vez que esta baseia-se fortemente em contexto. Simon ainda acrescentou que o que os jornalistas fazem pode não ser completamente distinto do trabalho feito por ativistas.
Em última análise Simon concluiu que a diferença pode não ser importante, porque “os jornalistas operam em um quadro jurídico e político mais amplo que protege a liberdade de expressão e eles devem compartilhar este espaço e defendê-lo ao lado de ativistas.” “No final do dia”, diz Joel Simon:
“Os jornalistas são mais livres, mais seguros e mais confiantes quando a linha que separa os jornalistas dos ativistas é um pouco embaçada.”
Jake Horowitz, fundador da Mic.com, ecoou esse sentimento de indefinição das duas categorias, enquanto sublinhou que a distinção é importante. Ele salientou que a mídia social tem desempenhado um grande papel no sentido de tornar as diferenças menos clara, especialmente por jornalistas usarem diferentes plataformas para relatar e compilar histórias.
No entanto, Horowitz disse que o papel dos jornalistas é ” fazer as perguntas difíceis…, mas sem levar as pessoas a se engajarem em causas ou assinarem petições.” Para os defensores, há também uma série de semelhanças entre seu trabalho e o trabalho de jornalistas.
Emma Daly, diretora de comunicações da Human Rights Watch, disse que o trabalho de campo de pesquisadores da organização se parece muito com o de jornalistas. Para Daly, a distinção final tem aver com o que acontece após a informação ser disseminada. “Nós produzimos jornalismo, mas nãosomos jornalistas. Nós não ficamos apenas pela história, nós procuramos recomendações sobre comoresolver o problema”, disse ela.
Daniela Gerson, editora envolvimento da comunidade para o Los Angeles Times, destacou as maneiras como o LA Times está adotando ferramentas para retratar perspectivas que de outra forma não seriam representadas, se esforçando para apresentar ambos os lados da história. O Los Angeles Times tem sido capaz de fazer isso através da integração de mídia social em seu processo de elaboração de relatórios, de acordo com Gerson .
Embora todos os participantes tenham concordado que a linha entre ativismo e o jornalismo com o surgimento da Internet não está claramente definida, Joel Simon também realçou a importância do contexto.
“Se você operar em um país onde a repressão e violência e intimidação são o nome do jogo todos os dias, então a cada dia que você está defendendo o seu nome próprio e o nome dos seus colegas”, disse ele.
ISOJ ocorreu nos dias 15 e 16 de abril, no Blanton Museum of Art, no campus da Universidade do Texas, em Austin. A conferência foi transmitida em Inglês aqui e em espanhol aqui.
Fonte: Journalism in the Americas University of Texas

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *