Os encontros presenciais da ABCPública voltaram!

No sábado (9), associados da Seção São Paulo e da Seção do Distrito Federal organizaram os primeiros bate-papos presenciais depois da pandemia. “Discutimos os novos rumos da Comunicação Pública no Brasil e sobre a possibilidades de novas parcerias em São Paulo. Em breve, teremos novidades”, disse a coordenadora regional, Aline Bezerra, da Força Aérea Brasileira. 

Em Brasília, a conversa super gostosa e informativa contou com a participação da psicóloga organizacional e do trabalho Ana Cláudia Mendonça, Secretária de Gestão de Pessoas do TSE e diretora da ABRH/DF, que falou sobre os desafios da retomada do trabalho presencial.

Ela é especialista em gestão estratégica de pessoas e deu um show sobre o momento disruptivo pelo qual o mundo do trabalho (não só ele) está passando. Para Ana Cláudia, a tendência é de que o perfil de chefe controlador, ao estilo “comando e controle”, uma marca da revolução industrial, vá se esvaziando com a expansão do sistema de teletrabalho. 

O modelo mental vigente quando o teletrabalho começou a ser introduzido no serviço público brasileiro, em 2012, era de que “estar em casa, à toa, representava um benefício e, por isso, era exigido uma produtividade 30% maior”. Com a pandemia isso mudou de uma hora para outra. E não foi por uma ação de RH, nem pela intervenção da TI ou do Planejamento Estratégico. “A gente teve de se adaptar ao trabalho remoto – sem as metas e métricas do teletrabalho – para sobreviver”, lembra ela.  

Foi nesse contexto que a conversa fluiu sobre o “Zeitgeist”, termo em alemão que significa espírito do tempo, que introduz mudanças nos comportamentos humanos e está nos levando do chamado VUCA (Volátil, Urgente, Complexo e Ambíguo), resultante da aceleração da tecnologia, para o conceito de mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible ou seja, frágil, ansioso, não linear e incompreensível).

Acompanhe em breve a entrevista que Ana Cláudia concedeu para a ABCPública/DF no nosso canal no YouTube.


(Ana Cláudia Mendonça em entrevista para a ABCPública/DF)

Compartilhe

One thought on “Os encontros presenciais da ABCPública voltaram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *