Pague a luz com lixo

Este conteúdo é iniciativa da Nova/SB Comunicação. Saiba mais em cip.ig.com.br. O texto desta edição trata do projeto “Light recicla” que troca lixo por descontos na conta de luz.

Poucos cariocas sabem mas a Light encontrou uma forma de ajudar o meio ambiente, seus clientes e as despesas públicas de uma só vez. Criado em 2011, o projeto sustentável Light Recicla incentiva a população do Rio de Janeiro a separar e trocar seu lixo por descontos na conta de luz. Agora, a Light resolveu ampliar o número de ecopontos e fazer as trocas.

Para conseguir os descontos, o participante deve se dirigir à um dos ecopontos disponibilizados pela Light com o seu material separados e limpo. Lá é feito um cadastro e entregue cartão que autoriza a troca por descontos na conta de energia elétrica, que é calculado na hora de acordo com o peso do material coletado.

Com o sucesso do projeto, a Light decidiu ampliar a operação em 2015 e beneficiar mais de 700 mil pessoas. Foram instalados mais ecopontos, especialmente em áreas populares e comunidades, nos bairros das Zonas Oeste e Norte e nas cidades de Mesquita e Japeri. Com essa ampliação, são 13 ecopontos disponibilizados para as torcas: Plano Inclinado, Polo Padre Veloso, Metrô Botafogo, Humaitá, Chapéu Mangueira/Babilônia, Rocinha, Chácara do Céu, Cruzada São Sebastião, Cabritos/Tabajaras, Vidigal, Mesquita Chatuba, Japeri Mucajá, São Carlos.

Vale lembrar que mesmo que os ecopontos não estejam em todos os bairros do Rio de Janeiro, qualquer cidadão pode se cadastrar no projeto. Segundo a gerente de Eficiência Energética da Light, Fernanda Mayrink, o sucesso da projeto é tanto que já conta com 13 mil clientes cadastrados e algumas famílias já não pagam mais suas contas de energia elétrica com dinheiro, apenas com a troca de lixo. “A ação está tendo boa repercussão em áreas que estão sendo formalizadas, e antes tinham pouca conta de luz. Então, é uma alternativa para o pagamento de contas que surgem e pesam nessas casas”, comentou. Para Fernanda, essa economia na conta acaba criando uma renda para essas comunidades, já que com o dinheiro economizado com a conta de luz elas podem investir em outras necessidade básicas, como a alimentação. Além disso, ajuda na ecnomiza de despesas públicas, como a própria coleta de lixo e limpeza das ruas.

Fernanda lembra ainda que o participante pode ajudar não só o meio ambiente mas causas sociais, doando seu desconto na conta de luz de instituições cadastradas no projeto: “Temos escolas particulares parceiras, que doam créditos para escolas que participam da ação. É uma forma de criar renda com algo que antes ia para o lixo”.

Ao longo desses mais de quatro anos de projeto, a Light Recicla já economizou mais de 43 mil árvores, 20 toneladas de petróleo e 25 milhões de litros de água. Além disso, o projeto economizou mais de 24 milhões de KWh, que segundo a Light, equivale ao fornecimento de energia para 123.082 casas por mês. Premiado por seis vezes desde a sua criação, o projeto recebeu em junho seu primeiro prêmio internacional: o Prêmio ENGIE Brasil de inovação, concedido pela GDF SUEZ / ENGIE, na categoria Relações Comerciais com o Cliente.

Para saber mais sobre a localização dos ecopontos, as instituições cadastradas e os materiais aceitados na troca, clique aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *