Uma análise sob o prisma de redes, por Lidiane Ferreira Sant’ Ana
Esta dissertação reflete acerca da relação entre Estado e sociedade sob o prisma da comunicação pública e da estrutura de redes. Foi analisado o fluxo interno das demandas e sugestões que os cidadãos apresentam nos guichês da Central de Atendimento BH Resolve, criada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em 2010 como modelo de relacionamento presencial com os cidadãos. Por meio de entrevista em profundidade, observação direta e questionários com questões abertas e fechadas foram obtidos dados que possibilitaram fazer análises qualitativas e quantitativas na perspectiva da Análise de Redes Sociais (ARS). A metodologia utilizada permitiu traçar a estrutura da rede de relacionamento intrainstitucional da Prefeitura, mapear os fluxos formais e informais das informações e analisar as relações estabelecidas entre os servidores. O objetivo da pesquisa foi avaliar a possibilidade de os cidadãos contribuírem para a adequação ou elaboração de políticas públicas, a partir das demandas, críticas, sugestões e elogios que apresentam aos atendentes. Foram identificados os servidores que mais enviam e recebem informações e a forma como se relacionam. Levou-se em conta que a utilização integrada das informações relativas ao processo de relacionamento com o cidadão pode prover a Prefeitura de conhecimentos novos, importantes para ampliar sua efetividade e legitimidade. Os resultados mostram que o contato direto e individual entre o cidadão e o Estado tem restritas possibilidades de influenciar a execução e elaboração das políticas que regem os serviços. A unilateralidade e a baixa densidade das relações entre os servidores apontam que a permeabilidade da rede à influência do cidadão é reduzida. Apesar de a Central de Atendimento BH Resolve ser fruto de um projeto focado em metas e resultados, as relações tendem a seguir um padrão burocrático, pois quem mais acessa as informações são aqueles que ocupam cargos de maior destaque hierárquico. Diante disso, a efetividade da participação individual requer primeiramente a democratização das relações dentro do próprio Estado. A reconfiguração estrutural da rede de interações pode resultar na democratização das relações dos servidores entre si e com o cidadão.
DOWNLOAD: Papel do Servidor Público na Interação entre Estado e Sociedade – LF_1
Lidiane Ferreira Sant’ Ana