Regional Minas prepara projetos para 2024

Os integrantes da Seção Minas da ABCPública se reuniram na última segunda-feira (26) para traçar planos para o ano de 2024. A partir de uma pauta previamente elaborada no grupo de WhatsApp da Seção, os participantes debateram seis projetos possíveis e elegeram quatro para análise mais aprofundada neste primeiro trimestre.

“Uma escolha estratégica que fizemos, foi nos organizarmos em duplas de focalizadores por projeto. Cada dupla vai avaliar mais profundamente a viabilidade da proposta, fazer contatos iniciais necessários e retornar ao grupo informando se o projeto é viável. Em caso positivo, quais são os planos para a execução, cronograma e contribuições necessárias de colegas do grupo”, relatou a diretora da Seção Minas, Lília Gomes de Menezes.

Um tema que recebeu atenção especial durante o debate foi a restrição legal imposta à produção de conteúdo para sites, redes sociais e outros canais de comunicação pública nos três meses que antecedem a eleição, denominado Defeso Eleitoral. “São diversas regras que se aplicam à comunicação das instituições públicas para garantir a isonomia de todo o processo eleitoral. Isso nos preocupa, pois o descumprimento de tais regras podem acarretar punições aos órgãos públicos, inclusive com a aplicação de multas”, comentou Gabriel Pesoti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Neste contexto, uma das propostas discutidas na reunião diz respeito a este maior diálogo entre a ABCPública e as assessorias de comunicação dos municípios mineiros.

“Minas Gerais é o estado do país que possui mais municípios, são 853. Uma das propostas é focar na promoção de diálogos sobre comunicação pública que aproximem os profissionais que atuam nestas localidades, proporcionando atualização sobre temas de relevância”, enfatizou o associado Agnaldo Montesso, jornalista da Fundação Cultural de Varginha e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Para a jornalista Juliana Baeta, coordenadora de comunicação na Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, disseminar a comunicação pública é também uma forma de garantir o acesso à informação de qualidade no Estado. “Por isso encontros como este dos membros mineiros da ABCPública são tão importantes. O alinhamento para a formulação de diretrizes e orientações nesta área ajuda a guiar uma comunicação ética e transformadora”, comentou.

“Seria importante encontrarmos meios de divulgar para não-associados informações que permitam ver como a Associação pode trazer benefícios a eles e ajudar a aperfeiçoar seu trabalho”, defendeu o jornalista Marcus Vinicius dos Santos, do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da UFMG e do INCT Neurotecnologia Responsável.

O grupo aprovou o calendário de reuniões, que serão realizadas a cada quatro meses, sempre na última segunda-feira do mês, e deliberou também pela captação de parceiros para realização de ações em Minas, dentre esses estão o Sindicato do Jornalistas, o Conselho de Relações Públicas e a Associação Mineira de Municípios, afirmou a diretora da Seção.

As próximas reuniões da Regional serão nos dias 24 de junho e 28 de outubro. Se você é de Minas Gerais e deseja participar das atividades da ABCPública no estado, associe-se em: https://abcpublica.org.br/associe-se/.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *