Em dois dias de atividades, cerca de 500 comunicadores públicos de Minas Gerais e de outros estados assistiram alguma das palestras 1º Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais, sinalizando o alto interesse pela pauta. Na tarde da quarta-feira (09/04), a abertura e mediação da primeira Mesa redonda ficou a cargo do diretor da Seção da ABCPública em Minas Gerais e jornalista da Fundação Cultural de Varginha, Agnaldo Montesso.
Com o tema “Democracia Digital e Governo Eletrônico: o papel das plataformas digitais na Comunicação Pública”, a primeira Mesa teve trabalhos abertos pelo 1º Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Elton Ferreira de Assunção, que é responsável pelas Adjuntorias de Mídia e Publicidade do CBMM. Clareza, propósito, posicionamento e atualização tiveram destaque em sua fala: “temos mudado a nossa forma de comunicar e focado bastante nas redes sociais. Não paramos com a imprensa obviamente, nem temos essa intenção, mas, precisamos falar na linguagem da geração Z”, comentou.
Hoje, o Instagram do Corpo de Bombeiros tem um total de 708 mil seguidores, o Facebook tem 425 mil e o Tik Tok, 164 mil, com mais de dois mil milhões de curtidas. “Somos a maior página de Instagram de bombeiros do mundo. Isso para nós é um case de sucesso”, relatou o Tenente Elton que ainda comentou sobre a cobertura das tragédias de Mariana, 2015, Brumadinho, 2019 e o impacto das Fake News.
Após, foi a vez da professora doutora, Isabelle Batista Mitozo que trouxe uma importante reflexão acerca da democracia digital, do governo eletrônico e o papel das plataformas para comunicação pública. “Muitos elementos que são conectados ao governo eletrônico, nem sempre se conectam ao conceito de democracia ou atividades que são próprias da democracia. As instituições precisam ficar muito atentas ao uso desses elementos, porque eles não são triviais e podem mudar significativamente a dinâmica dos processos. A gente viu isso na pandemia que foi um período de intensificação dessa digitalização das atividades das instituições públicas. A comunicação pública tem diversas possibilidades, as redes sociais são um bom exemplo, mas seu uso ainda é muito incipiente. Houve uma corrida para conquistar as redes, mas não houve uma preparação e o estabelecimento de objetivos. Para quem usa esse tipo de ferramenta na comunicação pública é preciso observar os ritos das redes”, enfatizou.
O subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão do Governo de Minas, Rodrigo Diniz Lara, apresentou alguns dos desafios e iniciativas do Governo mineiro. “Não adianta modernizar o serviço, deixá-lo mais simples, se não comunicar isso de forma clara para a população; se for assim, o cidadão vai continuar dependendo do atendimento presencial”, como exemplo explanou sobre a nova Carteira de Identidade nacional que começou a vigorar no Brasil em janeiro de 2024 e sobre o pagamento do IPVA. Rodrigo destacou que o Governo tem se esforçado muito para anunciar sobre a questão de alertas aos golpes e a constante preocupação de não encher o cidadão com várias notificações.
Logo após teve o painel “A Comunicação Pública no dia a dia dos órgãos públicos de Minas Gerais: experiências, desafios e oportunidades”, Rede Lide: Combate à Desinformação e Fortalecimento da Democracia pela Divulgação Científica
com Patrícia Giudice do Laboratório de Inteligência em Divulgação Especializada em Ciência, Tecnologia e Inovação (Rede Lide CT&I), seguida de “Campanha de Vacinação Contra a Desinformação e Ciência em tempo de avanço”, na Rádio Universitária FM – Universidade Federal de Uberlândia com o professor doutor, Luiz Carlos Dias – Unicamp. “O Fórum Econômico Mundial publicou o relatório de Riscos Globais 2025 com o ranking dos principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Entre eles estão a desinformação, as notícias falsas – Fake News e o negacionismo científico, considerado um dos maiores riscos para a humanidade em 2025. São vários atores produzindo conteúdos com desinformação e lucrando muito com isso, mas é extremamente importante neste contexto o papel de quem trabalha em assessorias de comunicação, porque através de vocês e do microfone de vocês, de uma rádio ou de um jornal, é reforçado o outro lado, as evidências científicas para quem mais precisa, a população”, explica o professor doutor Luiz Carlos.
O Seminário terminou com Iane Chave, apresentando a assessoria de imprensa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e Keila Lima da Secretaria de Estado de Saúde GRS Ubá (SES-MG) falando sobre o atendimento ao público interno; a mediação foi da vice-presidente de Comunicação da ABCPública e gestora de Comunicação do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, Lília Gomes.
“A mídia tradicional ainda tem um grande peso, um grande valor e confere muita credibilidade. Mas, é muito importante ter um relacionamento com os jornalistas e não somente enviar releases. Tem que manter e cultivar esse relacionamento e o trabalho é uma via de mão dupla, para quando eles também precisam de alguma coisa do nosso lado. Outro ponto é utilizarmos uma linguagem clara e objetiva, pois temos assuntos muito técnicos e que às vezes, não gera muito interesse”, comenta Iane.
Keila Lima destacou o grande desafio de obter bons materiais nos 31 municípios que fazem parte de sua Unidade de saúde e da importância de capacitar seus colegas de trabalho de uma maneira inovadora e diferente, agregando valor a cada um deles. “Emponderá-los em uma ferramenta tão importante que é a comunicação, pois precisamos que essa comunicação atinja nossos gestores e que eles tomem decisões que a SES-MG almeja”. Entre as capacitações, teve pauta jornalística e fotografia de celular. Entre os argumentos com seu público interno Keila enfatizou: “Vocês trabalham muito, porém se esse serviço de vocês não tiver uma divulgação, não for informado à população, é a mesma coisa de que ele não aconteceu. Precisamos então nos esforçar para que tudo o que vocês fazem de benefícios seja tornado público”.
O 1º Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais foi uma realização da ABC Pública com as parcerias da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Fundação João Pinheiro, da PUC/Minas e também da Viver Comunicação e Marketing.