Sites do governo exibem 'mosquitos' em campanha contra Aedes aegypti

Ao tentar clicar, leitor recebe mensagem sobre combate ao mosquito. Campanha direciona para site oficial com orientações.
Quem acessa sites oficiais do governo nesta quinta-feira (4) pode ver imagens de mosquitos “voando pela tela” e o cursor se transformando em um utensílio usado para matá-los. Ao tentar “bater” em um mosquito, o leitor se depara com um aviso sobre o Aedes aegypti e redirecionado para um site com orientações sobre o combate e prevenção da dengue, chikungunya e zika.

Sites exibem imagens sobre o combate ao mosquito (Foto: Reprodução)
A ação pode ser vista no site o Portal Brasil, além das páginas oficiais do Palácio do Planalto, Casa Civil, do Ministério da Fazenda e do Banco Central.
A Secretaria de Comunicação Social informou ao G1 que a previsão é que todos os sites do Governo Federal entrem na campanha, lançada no dia 27. O primeiro a receber a ação foi o Portal Brasil.
Nos primeiros dias da campanha, havia apenas os mosquitos na página, sem a raquete para “bater” sobre eles com o cursor. Mesmo assim, clicando sobre eles, o internauta era redirecionado ao site oficial do governo com orientações sobre o Aedes aegypti, o combateaedes.saude.gov.br. Posteriormente, a figura da raquete foi adicionada.
A mensagem que o leitor recebe após tentar clicar na imagem do mosquito é “não adianta apenas matar o mosquito, não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós”.
O combateaedes.saude.gov.br reúne orientações sobre sintomas e prevenção da dengue, chikungunya e zika, causadas pelo Aedes aegypti e também informações para combater o mosquito.
Nas redes sociais, a ação recebeu comentários. “Quando eu crescer quero ser igual esse hacker que colocou mosquitos da dengue no Portal Brasil”, disse uma internauta no Twitter. “Aí você entra no site do Portal Brasil e vê os mosquitos da dengue por lá. Oh zika”, escreveu outro no Instagram.
A Secretaria de Comunicação informou que, desde que a campanha foi lançada, o número de acessos ao Portal Brasil triplicou.
Fonte: http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/02/sites-do-governo-exibem-mosquitos-em-campanha-contra-aedes-aegypti.html 04/02/2016 15h28 – atualizado em 04/02/2016 16h01.
 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *