Trabalhadores da EBC denunciam censura e indicam participação na greve

Em assembleia no dia 31 de março, os trabalhadores da EBC, reunidos nas quatro praças da empresa (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão), aprovaram o indicativo para participar da Greve Geral convocada para o dia 28 de abril, contra as reformas da previdência e trabalhista. Também foi aprovada uma carta em que os trabalhadores denunciam atos de censura na empresa. Segue o texto na íntegra:
 Carta Aberta dos trabalhadores da EBC
A assembleia nacional dos trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)  vêm a público denunciar a prática de censura interna nos veículos da empresa.
Temos enfrentado, de forma cotidiana e generalizada, ingerência no trabalho jornalístico. Um exemplo simbólico aconteceu no dia 15 de março, Dia Nacional de Paralisações contra a reforma da previdência e trabalhista, no qual, diferente da tradição estabelecida na EBC, os jornalistas receberam a ordem de focar sua cobertura nas consequências sobre o trânsito. É a linha adotada na cobertura de outras manifestações dos movimentos sociais, o que limita o direito à informação do cidadão brasileiro.
A nova prática de censura dentro da EBC envolve o assédio a jornalistas e radialistas, proibição aos cinegrafistas e editores de imagem de usar determinadas imagens, e chegou inclusive a envolver demissão. São vários os casos denunciados à Comissão de Empregados e aos Sindicatos nos últimos meses.
Sabemos que tudo isso tem um motivo político principal, o de impedir a cobertura de manifestações da sociedade contrárias ao governo, dessa forma desrespeitando a própria razão de ser da EBC, expressa na sua criação, com o princípio de “autonomia em relação ao Governo Federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo no sistema público de radiodifusão”. Este fato tem relação com a Medida Provisória (MP) do governo Temer que retirou dispositivos que garantiam esta autonomia.
Nesta assembleia, em que os radialistas e jornalistas reafirmam sua posição contrária à retirada de direitos por parte do governo federal e indicam a participação na Greve Geral, também vimos a público dizer que temos a disposição de enfrentar a censura dentro da EBC e exercer plenamente a liberdade de imprensa dentro da comunicação pública.
Fonte: Um bom conselho EBC

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *