Ainda estão abertas as inscrições para o Curso Completo em Comunicação Pública oferecido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Destinado particularmente a profissionais de comunicação que atuam no serviço público, o curso é totalmente on-line, sempre aos sábados à tarde. As aulas podem ser assistidas também a partir de gravação. As inscrições podem ser feitas pelo site. No canal do Youtube da ABC é possível saber mais e neste link também.
O presidente da ABCPública e um dos professores do curso, Jorge Duarte, destaca que a programação foi construída para atender às demandas contemporâneas dos profissionais de comunicação pública. Entre os temas abordados estão planejamento, estratégia, gestão de equipes e crises, comunicação interna, mídias sociais, linguagem simples e adaptação ao ambiente digital — todos essenciais para fortalecer uma comunicação pública de qualidade, eficiente, ética e voltada ao interesse da cidadania.
Ao longo do curso, os participantes são convidados a refletir criticamente sobre os desafios e possibilidades práticas de atuar com comunicação pública, ampliando repertórios e desenvolvendo mais segurança técnica e estratégica para atuar em um cenário cada vez mais dinâmico, complexo e exigente. Trata-se de uma jornada de aprimoramento alinhada às transformações do setor e ao compromisso com o serviço público.
A comunicadora pública e podcaster, Aline Castro, professora do módulo de planejamento de comunicação, explica: “ao longo do curso, vamos cobrir temas essenciais tanto para quem quer aprender como para quem quer se aperfeiçoar no trabalho de comunicação pública, sempre com abordagem muito prática, muito mão na massa.”
O curso será ministrado de forma online, pela plataforma Zoom. Os encontros serão entre maio e novembro de 2025, sempre aos sábados, com uma carga horária total de 60 horas.
Confira abaixo os assuntos abordados no curso:
- Linguagem Simples na Comunicação Pública, ministrado por Heloísa Fischer, Patricia Roedel, Welkey Costa e Olívia Forat. Aqui se dará a abertura do curso, junto com uma discussão sobre o seminário “Inovando na Comunicação Pública: Casos de Linguagem Simples e com Propósito”.
- Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública, ministrado por Aline Castro e Wilson Bueno. Serão abordados temas desde “Por que planejar?” até a avaliação e medição de resultados.
- Comunicação Pública Digital: Gestão, Estratégias e Operacionalização, ministrado por Erica Abe. Serão abordados temas como “o universo e a cultura digitais”, “características da sociedade em rede” e “profissionalização do mercado de trabalho: novos profissionais e novos produtos.”
- Estratégias em Relações com as Mídias: Muito Além de Assessoria de Imprensa, ministrado por Jorge Duarte. Aqui serão abordados temas como “as transformações no sistema de informação e a atuação do assessor de imprensa” e “estratégia em assessoria de imprensa.”
- Mensuração da Comunicação na área pública, ministrado por Marcos André Costa. Serão abordados temas como “a importância do planejamento” e “métodos de abordagem para coleta de dados.”
- Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente, ministrado por Armando Medeiros de Faria. Serão abordados temas como “lidando com a vulnerabilidade e incertezas da política” e “instrumentos e procedimentos: qual melhor modelo para antecipar, reagir e sobreviver.”
- Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública, ministrado por Vivian Rio Stella. Serão abordados temas como “definição de critérios de avaliação de desempenho e alinhamento de expectativa” e “o líder comunicador: quem é ele e como age”
- Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública, ministrado por Carlos Netto. Serão abordados temas como “principais armadilhas e erros na gestão da comunicação interna” e “alternativas para enfrentar a complexidade do dia a dia do trabalho.”
- Gestão de publicidade, marketing e patrocínio, ministrado por José Otaviano Pereira. Serão abordados temas como “marketing e patrocínio: uma visão integrativa” e “gestão da terceirização: como melhor aproveitar contratos e serviços.”
- Seminários de Comunicação Pública, ministrado por Jorge Duarte e Emiliana Pomarico. Aqui se dará o encerramento do curso, contará com a exposição de cases e discussões com participantes e palestrantes.
Você pode saber mais sobre o curso clicando aqui, ou se preferir, clique aqui para se inscrever.