Universidades brasileiras e chilena realizam II PesqTV

Entre os dias 12 e 14 de novembro será realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o seminário II PesqTV: novas sensibilidades e novas potencialidades da televisão contemporânea.

O evento é uma iniciativa de grupos de pesquisa parceiros da UFMG, Universidade de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Anhembi Morumbi e Universidade do Chile voltada aos estudos de televisão. O seminário contará com um evento paralelo: o encontro Rede Minas/PesqTV.

Diante da eminente ameaça ao futuro da comunicação pública no país, pesquisadores e profissionais da TV pública do Estado irão se reunir para discutir a relevância social e cultural do fazer televisivo neste modelo de negócio.

O seminário é gratuito e as inscrições podem ser feitas aqui. 

II PesqTV – Novas sensibilidades e novas potencialidades da televisão contemporânea

Local: UFMG/FAFICH – sala 3100

Datas: 12, 13 e 14 de novembro de 2018

Evento gratuito mediante inscrição cujo link está disponível em www.facebook.com/grupo.comcult/

Frente a mudanças na produção, na circulação e no consumo de conteúdos televisuais, pesquisadores vão expor abordagens metodológicas que visam analisar a complexidade política, cultural e estética das televisões.

Programação:

1° Dia (12 de novembro, segunda-feira)
8h45 – Abertura
9h – Mesa 1: Novas formas de produção e de consumo: relações entre a qualidade na televisão e a competência midiática
– Apresentação do projeto de pesquisa: Estudo sobre as relações entre a qualidade audiovisual e a literacia midiática na ficção seriada brasileira (Gabriela Borges/UFJF)
– Literacia midiática e os fãs de telenovela – uma análise do Twittertainment na social TV brasileira (Daiana Sigiliano/UFJF)
– Docudramas televisivos como vehículos de memorias geracionales (Lorena Antezana/Universidade de Chile)
12h – almoço
14h – Mesa 2: Inovações e análises estilísticas
– Estilo televisivo e atenção em séries televisivas de tribunal: persuasão para a vida cotidiana (Renato Pucci/Univ. Anhembi Morumbi)
– “Eu sou chique, benhê”: a visualidade da mestiçagem rural-urbano de Márcia em Chocolate com Pimenta (Olívia Érica Rezende/UFMG)
15h – intervalo
– Compreender e experimentar o audiovisual: dos eixos às práticas da análise da materialidade (Iluska Coutinho/Luiz Felipe Falcão)
– Desvendando alguns mistérios de Twin Peaks – o retorno: um estudo sobre narrativa, estilo e construção de personagens (Maria Ignês Magno, Rogério Ferraraz e Demerson de Souza Fonseca/Univ. Anhembi Morumbi)

18h – EVENTO PARALELO:
Encontro Rede Minas/PesqTV: discussão entre pesquisadores e profissionais da TV pública de Minas Gerais sobre a relevância social e cultural da televisão pública no Brasil.

2° Dia (13 de novembro, terça-feira)
8h45 – Mesa 3: Novas sensibilidades, novas potencialidades e os (novos) regimes estéticos da televisão
– El estudio de las historias de la ficción televisiva chilena: un análisis narrativo y audiovisual (Javier Mateos-Perez/Univ. do Chile)
– A televisão e a (des) crença nas imagens: proposições sobre o regime estético televisivo (Simone Rocha/UFMG)
– Imagens que perturbam, imagens que confundem: fissuras na representação visual da mediunidade em telenovelas (Marcos Meigre/UFMG)
12h – almoço
13h40 – Painel COMCULT: apresentação de trabalhos de discentes de iniciação científica e graduação do grupo COMCULT
– Apresentação da Revista Digital – Bem-te-vi: TV, América Latina e contemporaneidade (Karine Silva/UFMG)
– Estilo televisivo em Velho Chico: o papel do Rio São Francisco no nascimento do romance de Maria Tereza e Santo (Vivian Andrade/UFMG)
14h40 – intervalo
15h – Discussão coletiva das diretrizes para planejamento das atividades dos grupos de pesquisa em uma rede. ATIVIDADE INTERNA

3° Dia (14 de novembro, quarta-feira)
Reunião de trabalho da cooperação internacional entre a UFMG (COMCULT/PPGCOM) e a Universidade do Chile (Grupo de Estudos e Investigações de Televisão/Instituto de Comunicação e Imagem) – ATIVIDADE INTERNA

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *