|

ABCPública debate normatização x censura em live nesta quinta-feira

Na última quarta-feira (4), o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) encaminhou ofício-circular aos diretores do órgão definindo regras sobre a divulgação de estudos e pesquisas por parte dos técnicos que atuam na instituição. O teor do documento foi interpretado pela associação dos servidores como “cerceamento ideológico” e “instrumento de controle de entrevistas jornalísticas” concedidas pelos pesquisadores (leia íntegra de nota divulgada).

O caso, noticiado por vários dos principais veículos brasileiros de imprensa, suscita uma série de questionamentos de fundo relacionados a comunicação pública, liberdade de expressão, democracia, necessidade de regulamentação e interesse público. Para abordá-los, a ABCPública realiza, nesta quinta-feira (11), às 18h, a live “Normatização x Censura: comunicação, liberdade de expressão e interesse público”.

Convidados
Participarão do debate Maria Helena Weber, professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política e do Observatório da Comunicação Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Deborah Duprat, advogada e subprocuradora-geral da República aposentada; e Fernando Gaiger Silveira, vice-presidente da Associação dos Funcionários do Ipea. O moderador será Jéfferson Curtinovi, jornalista do Ministério Público Federal e coordenador do Comitê de Regulamentação da ABCPública. A live está sendo organizada com a participação da Regional Rio de Janeiro da ABCPública.

Para participar, basta acessar os canais da ABCPública no YouTube ou no Facebook.

*Atualizada em 10/3, às 12h55 e às 13h55

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *