A quarta edição do curso mais focado em Comunicação Pública está cada vez mais perto. De 20 de maio a 28 de outubro, os alunos do programa aprenderão, de forma prática, a como fazer ou desenvolver habilidades essenciais para um comunicador público.
E quem vai te contar mais sobre a qualidade do Programa Avançado em Comunicação Pública (PACP), uma parceria com a Aberje, é o Vice-presidente de Relações Acadêmicas da ABCPública e um dos curadores do curso, Jorge Duarte.
Confira nosso bate-papo a seguir:
Como o curso é estruturado e que tipo de recursos de aprendizagem os participantes terão acesso, incluindo material didático, atividades práticas, estudos de caso, entre outros?
O curso é voltado para pessoas que desejam ter uma visão ampla e aperfeiçoada da comunicação relacionada à área pública. Os professores possuem muita experiência profissional e também formação acadêmica consistente, o que permite conectar teoria e prática com muita facilidade e o tempo todo. Um dos desafios a que nos propomos é que os participantes do curso possam aperfeiçoar práticas já no primeiro dia de trabalho após cada aula. Uma vantagem é que reunimos as competências da Aberje, com larga experiência em ensino e a ABCPública, que possui um grupo muito grande de profissionais envolvidos com comunicação pública e com formação acadêmica muito sólida.
Quais são as habilidades e competências que os participantes irão desenvolver ao concluir o curso?
As matérias contemplam uma grande variedade de temas, sempre relacionados à gestão de equipes, estruturas e processos e a qualidade da execução das tarefas. É um curso que busca oferecer uma visão estratégica em temas como crises, relações com a imprensa, publicidade, marketing, ambiente digital, planejamento, entre outros. O principal ganho é em visão estratégica dos diferentes processos de comunicação buscando resultados efetivos em comunicação pública.
Quais são os exemplos práticos que serão utilizados durante o curso para ajudar os participantes a entender melhor os conceitos ensinados?
Todos os professores possuem larga experiência nos temas de seus cursos e estão muito atualizados com as melhores práticas profissionais. Isso facilita a eles trazerem toda uma variedade de exemplos que permitem ao aluno visualizar a aplicação dos conceitos debatidos em aula. A apresentação de casos faz parte de todas as disciplinas e são muitos.
Quais são as oportunidades de networking e de desenvolvimento profissional que os participantes podem esperar ter acesso após a conclusão do curso, e como o programa pode apoiá-los em suas carreiras em comunicação pública?
A experiência dos cursos anteriores demonstra que os alunos formam redes de cooperação para troca de experiências e de atuação conjunta. Em geral são profissionais que atuam em áreas de comunicação de diferentes perfis e em todos os setores da área pública e privada. Os alunos são motivados, interessados e participantes. Isso se reflete nos debates durante cada disciplina e nos projetos que desenvolvem. O curso acaba servindo de estímulo para o aperfeiçoamento profissional e para motivação em avançar no desempenho de suas atividades.
Como o curso pode ser aplicado na prática e quais são as oportunidades para os participantes aplicarem seus conhecimentos em cenários do mundo real?
Todo o curso e cada uma das disciplinas é voltada para o aperfeiçoamento profissional dos participantes. Assim, os conhecimentos são do tipo aplicado. Há muita informação teórica, incluindo indicações de literatura, mas o curso é voltado para a concepção e aplicação de uma comunicação pública de maior qualidade e eficiência no dia-a-dia dos participantes.
Até agora, todas as edições resultaram em publicações produzidas pelos alunos. E este ano, qual será o e-book da vez?
Tivemos até agora três turmas e cada uma delas produziu um e-book. Os resultados foram extraordinários: um glossário de Comunicação Pública; um livro com depoimentos de lideranças de comunicação e um livro com descrição de casos de sucesso na área pública. Todos os livros estão disponíveis nos portais da Aberje e da ABCPública. Dois deles, inclusive, tiveram versão impressa. Os projetos são discutidos com a turma. Nos primeiros encontros vamos decidir se partimos para um quarto e-book ou fazemos algo diferente. Lembro também que todas as turmas realizaram um seminário de conclusão do curso organizado pelos próprios alunos com excelentes resultados.
Ficou interessado(a) no conteúdo? Faça sua inscrição agora mesmo e aprenda com quem entende! Acesse https://abcpublica.org.br/pacp/ e confira a programação completa.
Na nossa biblioteca você encontra as publicações “Comunicação Pública na Prática: Depoimentos”; e o “Glossário de Comunicação Pública”, e-books publicados nas edições anteriores do PACP.
Há a possibilidade de descontos para associados. Se não faz parte da ABCPública, associe-se agora em: https://abcpublica.org.br/associe-se/.