O papel da Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na fase de resposta a desastres a partir do estudo da Operação Brumadinho

ROCHA, Thaise Rodrigues. O papel da comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na fase de resposta a desastres a partir do estudo da operação Brumadinho. Monografia (Especialização em Gestão, Proteção e Defesa Civil), Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, 2020.

ROCHA,Thaise Rodrigues

O presente estudo busca identificar qual é o papel da comunicação do Corpo de
Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na fase de resposta a desastres, a partir do estudo da Operação Brumadinho. Essa Operação surgiu em decorrência do rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão (Brumadinho, Minas Gerais).
De acordo com os dados da Defesa Civil até o momento, foram 34 mil pessoas
afetadas, das quais 259 óbitos e 11 ainda desaparecidas, sem contar os danos
materiais e ao meio ambiente e os prejuízos a entidades públicas e privadas. A
resposta a desastres, que consiste no atendimento com foco no socorro, assistência às populações atingidas e reabilitação, é uma das incumbências constitucionais do CBMMG, órgão responsável pela execução de atividades de proteção e defesa civil (BRASIL, 1988). A partir do Marco de Sendai (ONU, 2005), passou a ganhar ênfase a ideia de a comunicação ser um pilar para o gerenciamento de desastres. Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho consistiu em estudar o papel da comunicação
do CBMMG na fase de resposta ao desastre de Brumadinho. Como objetivos
específicos, buscou-se verificar como o CBMMG empregou as ações de comunicação durante a Operação Brumadinho, como se estruturou o modelo de comunicação do CBMMG e quais foram as repercussões para a imagem institucional da Corporação.
Para tanto, foi realizado um estudo de caso a partir do levantamento de dados
institucionais de diversas unidades do CBMMG e de entrevistas com a equipe
responsável por desempenhar as atividades de comunicação na Operação
Brumadinho. A partir dos resultados obtidos pela pesquisa documental, apresentouse um panorama geral da Operação Brumadinho, ainda em andamento. As entrevistas possibilitaram entender, a partir da visão daqueles que atuaram diretamente nas ações de comunicação durante a Operação, como foi o planejamento de todas as atividades desenvolvidas. Por fim, o levantamento dos dados de eventos e homenagens junto à Seção de Comunicação Organizacional do CBMMG e aos Batalhões de Bombeiros Militar demonstrou claramente como a eficiência da comunicação nesse contexto foi capaz de aprimorar a imagem institucional do CBMMG diante da sociedade.

Compartilhe