A Comunicação Pública informa ou educa? O enfrentamento à desinformação no discurso do Senado no Facebook

SILVA, Michel Carvalho da. A Comunicação Pública informa ou educa? O enfrentamento à desinformação no discurso do Senado no Facebook. In: Anais do 9º Coninter. Anais [...]. Campos dos Goytacazes (RJ), UENF, 2020.

SILVA, Michel Carvalho da

O fenômeno da desinformação exige esforços de compreensão e o envolvimento de diversos setores da sociedade. Diante desse cenário de desordem informacional, instituições políticas, como os parlamentos, buscam mitigar os efeitos desse problema social. Daí vem a questão-chave deste trabalho: a comunicação pública do Senado Federal, dentro do contrato de comunicação estabelecido tacitamente, tem condições de enfrentar o problema da desinformação, produzindo um conteúdo de caráter instrutivo, ou apenas cumpre o dever de informar sobre o tema? Para isso, analisamos, a partir os pressupostos da teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, 47 posts da fanpage do Senado Federal que se referem ao problema da desinformação, publicados no período de 2013 a 2019, discutindo as visadas e as estratégias discursivas envolvidas no ato comunicativo.
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