A comunicação pública no enfrentamento à desinformação: estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no Facebook

SILVA, Michel Carvalho da. A comunicação pública no enfrentamento à desinformação: estratégias e rupturas no contrato comunicacional do Senado no Facebook. 2021. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, 2021.

SILVA, Michel Carvalho da

Esta pesquisa analisa a comunicação pública no enfrentamento ao problema da desinformação, focando nas estratégias discursivas do Senado Federal no Facebook e nas rupturas do contrato comunicacional estabelecido tacitamente entre esse parlamento e os cidadãos. O corpus de pesquisa é formado por quarenta e sete posts da fanpage do Senado, publicados entre 2013 e 2019, que versam predominantemente sobre desinformação e assemelhados semânticos (boatos, fake news, deep fakes e informações enganosas). O estudo fez uso da análise exploratória para esmiuçar a identidade social do Senado como sujeito comunicante. A partir dessa representação construída, utilizaram-se as técnicas da Teoria Semiolinguística do Discurso, calcada na obra de Patrick Charaudeau, para análise das publicações. Para examinar os comentários dos leitores do referido dispositivo comunicacional, adaptaram-se os procedimentos da análise de enquadramento. O trabalho discutiu os efeitos pretendidos (instrução, refutação e informação) pelo Senado no corpus selecionado, a partir dos seguintes eixos teóricos: a comunicação pública e suas dimensões (interesse público, institucional e política), a desinformação como problema público, o novo ecossistema comunicacional e os processos desintermediação e a democracia disruptiva. Ao final, verificou-se que a comunicação pública do Senado, ao se valer do conhecimento comum partilhado e o sistema de valores/crenças sobre o mundo em que atua, produz enunciados que buscam reforçar a sua imagem de instituição credível de informação pública, em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos leitores da fanpage em questão.

Compartilhe