A Comunicação Pública nos Estudos em Comunicação no Brasil: o que lemos, quem citamos e como construímos a rede que referenciamos

COMEL, Naiza, DE QUADROS, Claudia Irene, IOSCOTE, Fabia Cristiane, KOHLS, Chirlei, e MASSUCHIN, Michele Goulart

Este artigo discute como se estruturam os estudos sobre Comunicação Pública no âmbito da Comunicação no cenário brasileiro. Para tanto, tem-se como objeto as referências utilizadas em pesquisas sobre o tema que tiveram seus resultados publicados em periódicos do país nos últimos 10 anos (2013-2022). O desenho empírico considerou uma seleção da produção sobre Comunicação Pública em sete revistas (ECompós, Intercom, Organicom, Reciis, E-Legis, Compolítica e Matrizes), o que resultou em 50 artigos no período selecionado. Destes, foram extraídas 1.310 referências, as quais foram analisadas a partir das técnicas de Análise de Redes e de Conteúdo. Trabalha-se com (a) as redes de citações engendradas, tanto de obras quanto de autores e autoras; (b) os destaques em relação às obras e autores/autoras mais acionados (as); (c) a distribuição temporal das referências utilizadas; (d) origem e tipo de materiais citados que predominam. Os resultados indicam um espraiamento das citações, com poucas obras centrais, o que é um desafio para a consolidação do campo. Nota-se, ainda, que os artigos e livros são os tipos predominantes de referência, havendo concentração de trabalhos dos últimos 10 anos e de fontes nacionais.

Compartilhe