Objetivo: compreender a efetividade do Instagram do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no período de janeiro de 2023 a abril de 2024, como canal de transparência ativa ao cidadão.
Metodologia: esta pesquisa se pautou por uma abordagem qualitativa em que a coleta dos dados se deu mediante entrevista semiestruturada, por meio de gravações de áudio e entrevista escrita. A quantidade de entrevistados desta pesquisa é de 13 (treze) pessoas, sendo que 3 (três) são produtores de conteúdo para o Instagram e 10 (dez) usuários da mídia social. A partir das entrevistas, pretende-se compreender, a partir de parâmetros, sob uma categorização inicial denominada de eixos, a efetividade da mídia social na construção da transparência ativa ao cidadão.
Resultados: a pesquisa revelou com base dos parâmetros estudados que o Instagram do MGI é de modo geral efetivo, contudo, seja por uma limitação da própria plataforma, seja por falta de recursos financeiros etc., o alcance da transparência precisa ser melhorado pelos órgãos públicos e, em particular, pelo MGI, ocasionando uma identificação de um eixo emergente ao presente estudo, que trata sobre os desafios/oportunidades de melhoria.
[…]