Alarmismo na comunicação de saúde: conceitos semiopsicanalíticos aplicados ao discurso publicitário e jornalístico

MARTINS, Leandro Bonilia. Alarmismo na comunicação de saúde: conceitos semiopsicanalíticos aplicados ao discurso publicitário e jornalístico. 2020. 84 f. Monografia (Especialização em Cultura Material e Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

MARTINS, Leandro Bonilia

Este trabalho se propõe a entender os impactos das comunicações voltadas à área da saúde, sobretudo, quando usado o artifício do alarmismo. Tendo como principal premissa a investigação histórica deste recurso informativo até o contexto em que estamos inseridos, discorremos sobre conceitos psicanalíticos que permeiam a compreensão dos comportamentos humanos individuais e coletivos, além de análises semióticas que visam identificar possíveis falhas de abordagem neste tipo de discurso, abrindo caminhos para o desenvolvimento de campanhas mais eficazes e produtivas, gerando maior conscientização, conversão e adesão.

 

 

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