Assessoria de imprensa e comunicação pública: pautando a mídia local

SÁ, Regiane de Andrade. Assessoria de imprensa e comunicação pública: pautando a mídia local. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: 2016

SÁ, Regiane de Andrade

Este artigo propõe abordagens teóricas acerca do papel desempenhado por assessorias de imprensa de órgãos públicos para pautar a mídia local, com conteúdos que possibilitem uma comunicação pública eficaz. A existência de influência da localização geográfica nos critérios de seleção para a publicação desse tipo de conteúdo nos veículos de comunicação também é outra questão levantada. A análise proposta foi feita através de revisão bibliográfica e documental sobre assessoria de imprensa, comunicação pública, acesso à informação, critérios de noticiabilidade e mídia local. E também, visando desenvolver neste estudo o esclarecimento das problemáticas em questão foi realizada uma pesquisa com análise de como a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju/SE tem espaço em dois veículos de comunicação locais.