Este artigo tem o objetivo de apontar formas de materialização de preceitos da Comunicação Pública em projetos reais. Por meio da Análise de Conteúdo, buscamos verificar formas de materialização de três preceitos: Cidadania, Participação e Interesse Público. Foram selecionados projetos promovidos por entes de cada um dos atores potencialmente promotores da Comunicação Pública: Estado, sociedade civil e organização privada: Fala.BR (Controladoria-geral da União); Operação Serenata de Amor (Open Knowledge Brasil) e Guia do Voto (Votorantim), respectivamente. Identificamos que o principal preceito da Comunicação Pública trabalhado é a Participação, enquanto a Cidadania é principalmente ressaltada pelo Fala.BR/CGU e o interesse público é ainda alvo de pouca atenção, quase alcançando ausência total de referências no campo discursivo.

Cidadania, participação e interesse público na comunicação pública: um estudo de caso
RIBEIRO SENA, Kárita Emanuelle. Cidadania, participação e interesse público na comunicação pública: um estudo de caso. Revista Comunicação Midiática, Bauru, SP, v. 19, n. 2, p. 135–150, 2024. DOI: 10.5016/q0nemd53.
SENA, Kárita Emanuelle Ribeiro