Comunicação em Saúde no Instagram da Prefeitura do Rio de Janeiro: análise das estratégias da vacinação contra a covid-19

PETRA, Priscila Cardia; PAIVA, Ester; ALMEIDA, Celita; VIEIRA, Flávia; FERNANDEZ, Michelle; MATTA, Gustavo. Comunicação em Saúde no Instagram da Prefeitura do Rio de Janeiro: análise das estratégias da vacinação contra a covid-19. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 571–587, 2024. DOI: 10.29397/reciis.v18i3.4182. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/4182.

ALMEIDA, Celita, FERNANDEZ, Michelle, MATTA, Gustavo, PAIVA, Ester, PETRA, Priscila Cardia, e VIEIRA, Flávia

Esta pesquisa pretendeu analisar a forma com a qual a Prefeitura do Rio de Janeiro utilizou o Instagram para comunicação em saúde nos cinco primeiros meses da vacinação contra a covid-19. Utilizou-se a análise de conteúdo de 148 publicações selecionadas do Instagram da Prefeitura e, dessa análise, emergiram duas categorias. Verificou-se que a Prefeitura do Rio de Janeiro diversificou recursos para divulgar a campanha de vacinação, procurando estimular a confiança vacinal por meio da interatividade com os usuários e enfatizando personalidades e locais históricos da cidade. Constatou-se que a Prefeitura do Rio de Janeiro adotou estratégias tradicionais e informacionais para a referida campanha de vacinação e buscou utilizar as ferramentas da plataforma digital para amplificá-la. Ao final, discutem-se as limitações da utilização das redes sociais por entes e órgãos estatais e como estabelecer diálogos com os princípios do Sistema Único de Saúde.
Compartilhe