Comunicação Governamental, Relações de Poder e Cidadania: Uma análise dos desafios impostos ao setor de comunicação de instituições públicas diante de uma sociedade cada vez mais complexa

PAULA, Silmara Helena Pereira. Comunicação Governamental, Relações de Poder e Cidadania: Uma análise dos desafios impostos ao setor de comunicação de instituições públicas diante de uma sociedade cada vez mais complexa. In: IX Encontro Brasileiro de Administração Pública. Anais: […] São Paulo: 2022.

PAULA, Silmara Helena Pereira

O texto aborda os desafios da comunicação pública frente a um contexto social cada vez mais complexo e exigente. O objetivo é discutir, a partir do conceitos de comunicação pública, governamental e política, por exemplo, como a comunicação nas instituições de governo ainda precisam aprofundar e implementar efetivamente o compromisso com o cidadão em uma perspectiva dialógica e de empoderamento. Para tanto, precisa enfrentar os vícios das relações de poder ainda presentes na gestão pública no Brasil, entre os quais, o patrimonialismo e o personalismo na comunicação. Por fim, traz quais de fato deveriam ser os objetivos de uma comunicação verdadeiramente pública e comprometida com a cidadania.

Compartilhe