COSTA, Juliana dos Santos Ferreira. Comunicação Pública, Assessoria de Imprensa e Compromisso com a Cidadania: o caso IFPE. 2011. 46 f. Monografia (Pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial) – Faculdade Frassinetti do Recife, Recife, 2011.

COSTA, Juliana dos Santos Ferreira

Na contemporaneidade, as atividades de comunicação cresceram e se especializaram, possibilitando à prática jornalística o atendimento a segmentos editoriais específicos. Neste cenário, houve a inegável abrangência de propostas de ações das assessorias de imprensa. Paralelamente, a história recente do Brasil tem mostrado o fortalecimento das manifestações de protagonismo por parte da sociedade, caracterizado pela ênfase ao exercício da cidadania na esfera democrática. Este trabalho tem como objetivo apontar as características de uma assessoria de imprensa com viés público. Partindo de revisão bibliográfica, foram trabalhados os conceitos de assessoria de imprensa e comunicação pública, bem como suas formas de ação e atuação. Através de questionários aplicados aos jornalistas que integram a equipe de comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), foram obtidos dados que permitiram mostrar ferramentas de assessoria de imprensa consideradas eficazes pelos jornalistas da instituição e sua visão da prática da comunicação pública pela assessoria de imprensa.