Comunicação pública de saúde e combate à desinformação no contexto da Covid-19: uma análise do Facebook da prefeitura de Curitiba

COMEL, Naiza; GALL, Joana. Comunicação pública de saúde e combate à desinformação no contexto da Covid-19: uma análise do Facebook da prefeitura de Curitiba. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v.18, p. 33-49, 2022.

COMEL, Naiza e GALL, Joana

O objetivo deste artigo é verificar se -e como -há combate à desinformação sobre a Covid-19no Facebook da prefeitura de Curitiba. Levando em conta o conceito de comunicação pública de saúde e a possibilidade de que informações de qualidade contribuam para reduzir os efeitos nocivos de dados falsos ou manipulados, foram analisadas publicações dafanpageentre janeiro e junho de 2021. A seleção do corpus, composto por 94 posts, foi realizada por meio de semana composta. A partir de análise de conteúdo, observou-se um grande número de publicações sobre vacinação, seguidas por boletins comnúmeros de casos e mortes. Além disso, a maior parte das publicações cumpriua função de comunicação de saúde de interesse público. No período analisado, não houve registros depostagens que esclarecessem sobre informaçõesenganosas de forma direta. Aindaassim,entrevistaindica que o monitoramento de notícias falsas é importante para a definição de temas das postagens relativas à pandemia.

Compartilhe