Comunicação pública dos serviços de saúde para o idoso: análise da produção e percepção da cartilha ‘Viver Mais e Melhor’

REIS, Devani Salomão de Moura. Comunicação pública dos serviços de saúde para o idoso: análise da produção e percepção da cartilha 'Viver Mais e Melhor'. 2005. 282 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

REIS, Devani Salomão de Moura

O objeto de estudo da tese foi a comunicação pública procedente do Ministério da Saúde e direcionada à população da terceira idade que utiliza os serviços das unidades de saúde, especificamente na cidade de São Paulo; bem como entender as atitudes constitutivas da população idosa que a recebeu. Para tanto examinamos a trajetória, desde seu planejamento até a sua recepção, da cartilha Viver Mais e Melhor. Nossas metas foram analisar a forma e o conteúdo do instrumento; sua adequação ao público alvo; avaliar qualitativamente a efetividade do conteúdo informativo da publicação para o idoso usuário das unidades públicas de saúde e, também, identificar que mídias são consideradas importantes na transmissão de informações sobre saúde, na visão do público alvo, dos técnicos de comunicação e dos técnicos de saúde. Os resultados indicam que a seleção da mídia e os modos de produção da cartilha, pelo Ministério da Saúde, seguiram procedimentos recomendados na Política de Saúde do Idoso. O órgão, em decorrência de precária pesquisa, não considerou adequadamente as especificidades do receptor, ao escolher a forma e o conteúdo das mensagens com o objetivo de contribuir para a melhoria de saúde e qualidade de vida; mas a recepção pelo idoso foi adequada, apesar dessa mídia não ser a preferida desse grupo etário.

 

 

Compartilhe