Comunicação pública e acesso à informação: o interesse público presente nas produções da assessoria de imprensa da prefeitura de Santarém (PA)

TAVARES, Ailanda Ferreira. Comunicação pública e acesso à informação: o interesse público presente nas produções da assessoria de imprensa da prefeitura de Santarém (PA). 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.

TAVARES, Ailanda Ferreira

A Comunicação Pública está baseada no interesse público e na efetiva democratização da comunicação nos órgãos públicos. O acesso à informação é a base para que isso se concretize de maneira sólida, auxiliando inclusive na formação enquanto indivíduo. O trabalho da assessoria de imprensa é o instrumento para que a Comunicação Pública e o acesso à informação seja garantida a sociedade, já que um dos objetivos do assessor de imprensa é estar comprometida com a mídia, fornecendo a ela material com qualidade e aprofundamento, beneficiando assim também o cidadão. A pesquisa o se debruça exatamente nas reflexões acerca dos tópicos indicados anteriormente. A proposta deste trabalho foi analisar se as notícias divulgadas na Fanpage e no site da prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, atendem as demandas da Comunicação Pública e aos preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI), partindo do questionamento sobre até que ponto a Prefeitura de Santarém trabalha a comunicação pública. Para tal análise foi desenvolvido um trabalho com o uso das técnicas de pesquisa bibliográfica e descritiva. Tais encaminhamentos serviram como ponto de partida para o trabalho de campo e para a exposição sobre os conceitos de Comunicação Pública, Lei de Acesso à Informação, Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa. A pesquisa foi considerada, também, documental porque consistiu em identificar e verificar os documentos com uma finalidade específica. Nesta pesquisa, foi realizado um levantamento quantitativo para subsidiar na análise qualitativa do objeto. Assim, considerando suas características é que foi realizado o monitoramento da Fanpage e do site da prefeitura, por meio de uma ferramenta específica e posteriormente a análise das postagens, em busca de observar a comunicação pública realizada na prefeitura de Santarém, na internet, em especial na mídia social e no site institucional. A metodologia viabilizou a obtenção de indicadores que permitiram acrescentar conhecimentos sobre o a produção da assessoria de imprensa da prefeitura, bem como identificar se as produções da Assessoria de Imprensa atendem a LAI e a Comunicação Pública. Por fim, foi sugerida nesta pesquisa a elaboração de um Roteiro Estratégico de Comunicação, pois ele dimensiona as ações e as políticas públicas da prefeitura de Santarém, possibilitando assim a participação cidadã. Para isso, também, foi sugerido a capacitação da equipe de comunicação do governo municipal de Santarém como estratégia inicial. Essa capacitação consiste em palestras e rodas de conversas com todos os assessores da prefeitura, incluindo das secretarias.

 

 

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