Comunicação pública e internet: análise do Portal Brasil na mídia social

CASTRO, Carlos Potiara; NOGUEIRA, Juliana. Comunicação pública e internet: análise do Portal Brasil na mídia social. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Belém: 2019.

CASTRO, Carlos Potiara e NOGUEIRA, Juliana

O presente estudo avalia a comunicação do governo federal, através de uma análise do conteúdo de página de uma mídia social do Portal Brasil, do governo Dilma Rousseff. O conceito de comunicação pública prevê que a comunicação governamental deve ir além da promoção institucional, prestando serviço e incentivando a participação da sociedade. As novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) abrem novos caminhos à participação do cidadão no dia a dia da política. A internet ajudou a criar uma demanda por canais de comunicação mais diretos. Analisou-se, através de métodos quantitativo e qualitativo de 220 posts e 578 comentários para determinar a interação entre governo e cidadão. O estudo mostrou que o governo usava as mídias sociais para disseminar informação e fazer prestação de serviço ao público em 73% dos posts.

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