Comunicação pública e memória comunicacional: revelações e apagamentos sobre o governo da presidenta Dilma Rousseff

LUZ, Ana Javes Andrade da. Comunicação pública e memória comunicacional: revelações e apagamentos sobre o governo da presidenta Dilma Rousseff. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2021.

LUZ, Ana Javes

Esta tese defende a hipótese da Memória Comunicacional, investigando a relação entre comunicação e memória a partir do percurso de identificação e análise da comunicação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff (2011–2014 e 2015–2016) disponibilizada no site oficial da Presidência da República do Brasil. Balizada pelos princípios da Comunicação Pública, compreende que os produtos da comunicação governamental (noticias, propagandas, entrevistas, discursos, produtos e registros audiovisuais) registram de maneira única a politica,
a administração pública, a cultura e a sociabilidade de um determinado momento histórico. Esses produtos, quando preservados e publicamente acessíveis, permitem constituir o que denominamos Memória Comunicacional. Teoricamente, a pesquisa articula postulados vinculados às teorias democráticas, à Democracia Digital, à Comunicação, à Ciência da Informação e à História. Metodologicamente, realiza pesquisa e revisão bibliográfica, pesquisa
histórica, pesquisa documental e estudo de caso. Empiricamente, apresenta modelos de preservação de sites oficiais desenvolvidos em seis países (Estados Unidos, México, França, Portugal, Chile e Brasil), a fim de desenhar o percurso que permitiu identificar e analisar a preservação e o apagamento da comunicação dos mandatos da presidenta Dilma Rousseff no site oficial da Presidência da República, avaliando o acervo disponível quanto à sua qualidade
democrática, comunicacional, informacional e memorialística. Os resultados apontaram haver negligência do Estado brasileiro quanto à preservação e ao acesso às informações oficiais na forma de produtos comunicacionais. Apesar de tematicamente plural, a publicidade se mostrou parcial, sem favorecimento à accountability. A critica e o debate são comprometidos, as estratégias de comunicação apenas parcialmente identificáveis, o acesso ao repositório é
parcial, prevalecendo a opacidade informacional. Dessa forma, conclui-se que o site oficial da Presidência da República do Brasil não atende plenamente aos direitos à informação e à memória esperados nas democracias, reforçando a importância da adoção de uma politica de Memória Comunicacional, proposta e defendida nesta tese.

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