Comunicação pública e visibilidade nas redes sociais digitais: a presença do Banco Central do Brasil no Instagram

COSTA, Nicole Guimarães de Oliveira. Comunicação pública e visibilidade nas redes sociais digitais: a presença do Banco Central do Brasil no Instagram . 2023. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.

COSTA, Nicole Guimarães de Oliveira

Este trabalho estuda as publicações do Banco Central do Brasil (BC) no Instagram ao longo de 2021, à luz de três campos teóricos: o da Comunicação Pública, o da Comunicação Popular e o da visibilidade do Estado democrático. O objetivo é investigar como o BC torna as informações econômico-financeiras do país visíveis aos cidadãos na rede social digital. Partindo da análise da comunicação de Estado, das peculiaridades da democracia brasileira e do potencial das redes sociais para ampliação da participação cidadã, são delimitadas duas hipóteses: H1) O perfil do BC no Instagram amplia o acesso à informação pública; H2) O BC se comunica de formas distintas com os cidadãos no Instagram a depender da temática. Para testá-las, é aplicada Análise de Conteúdo a todas as publicações do BC no Instagram no ano de 2021, totalizando escopo de 683 postagens. A coleta ocorreu manualmente em planilha do Excel. O livro de códigos contém seis variáveis categóricas: Tema da postagem, Vídeo, Apelo à interação do usuário, Recomendação de link ou recurso, Carrossel explicativo e Humor ou referências do cotidiano. Os resultados indicam que o BC aborda dois grandes temas em seu perfil: Educação Financeira e inovações do Sistema Financeiro, com destaque para o Pix. Além disso, a autarquia busca engajamento dos cidadãos a depender do tema da publicação, disponibiliza links para conteúdo externo e não menciona políticos ou personalidades do governo. Embora as postagens do BC não dêem ênfase aos indicadores e dados da economia e da Política Monetária, os resultados demonstram que a comunicação pública empregada pela autarquia cumpre com os propósitos da comunicação de Estado. A pesquisa também mostra que, através das redes sociais digitais, as instituições públicas podem ampliar a visibilidade das informações públicas e contribuir para o fortalecimento da democracia.

Compartilhe