Comunicação pública nas plataformas de mídias sociais: apropriação, atuação e impacto da utilização do Facebook e Instagram pelas prefeituras da microrregião de Varginha-MG

MONTESSO JÚNIOR, José Agnaldo. Comunicação pública nas plataformas de mídias sociais: apropriação, atuação e impacto da utilização do Facebook e Instagram pelas prefeituras da microrregião de Varginha-MG. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Profiap) - Universidade Federal de Alfenas, Varginha, MG, 2023.

MONTESSO JÚNIOR, José Agnaldo

Diante de um cenário contemporâneo marcado pelo desenvolvimento e pela utilização cada vez maior das Tecnologias de Informação e Comunicação, o presente trabalho analisa a utilização das plataformas de mídias sociais por parte das 16 prefeituras que compõem a microrregião de Varginha, localizada no estado de Minas Gerais. O objetivo foi discutir como as prefeituras dispõem do Facebook e do Instagram como uma interface socioestatal e um instrumento de comunicação pública no contexto digital para prestação de contas, transparência e interação com a sociedade. A classificação deste trabalho quanto aos objetivos da pesquisa pode ser definida como exploratória, de natureza mista. A técnica de Análise de Conteúdo foi utilizada para agregar, analisar e contextualizar as informações obtidas, com modelo discutido por Sampaio e Lycarião (2021). A pesquisa empírica foi dividida em duas etapas, sendo que, na primeira delas, foram coletadas de forma manual as postagens feitas nas 16 fanpages no Facebook e nos 12 perfis do Instagram que estavam ativos no período de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2021, totalizando 6.203 posts. Esta fase foi subdividida para análise da presença, da atuação e do impacto informacional da utilização das plataformas de mídias sociais pelas administrações municipais. A segunda etapa contou com um roteiro de 17 perguntas enviadas às prefeituras por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, previsto pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. O intuito desta fase foi entender a estrutura de comunicação responsável por elaborar as postagens. Houve resposta de 12 prefeituras nesta etapa. Dentre os achados da pesquisa, constatou-se que, de maneira geral, as plataformas de mídias sociais foram utilizadas para divulgação de ações das administrações, como via de mão única e, como classificou Lüchmann (2020a), como interface cognitiva de transparência, voltadas para a informação e propaganda governamental. Isso se deve à baixa presença de interação e de postagens com convite para engajamento público, enquanto a divulgação de serviços públicos-sociais e as de ações governamentais tiveram mais postagens. Verificou-se também que a maioria das plataformas de mídias foram criadas em gestões anteriores e continuam sendo mantidas na atual administração. Os conteúdos voltados à covid-19 ocuparam os primeiros lugares no número de postagens. Os posts que utilizaram vídeos foram os que tiveram mais engajamento. Em relação ao engajamento no Facebook e no Instagram, constatou-se que a maior média ficou com a Prefeitura de Campo do Meio com os posts no Facebook e com a Prefeitura de Três Pontas no Instagram. Tendo em vista a contribuição que a comunicação e as plataformas de mídias sociais podem trazer para a administração pública, constatou-se que, em número expressivo das prefeituras, a estrutura da área ainda é pequena para as demandas crescentes, sendo composta majoritariamente por servidores comissionados com formação em jornalismo. Apesar da estrutura pouco favorecida, verificou-se que as plataformas podem trazer contribuições à comunicação pública, principalmente no aspecto de garantir o acesso à informação, mas ainda são pouco usadas para fomentar o diálogo e estimular a participação nas decisões públicas. Há ainda o fato de que não há obrigatoriedade de conteúdos que devem ser postados nas plataformas, o que prejudica o accountability, pois as administrações tendem a postar assuntos que levem a uma imagem positiva da organização.

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