Comunicação pública nas redes e mídias sociais digitais: uma análise da Justiça Eleitoral no Twitter

SILVA, Maurílio Luiz Hoffmann da. Comunicação pública nas redes e mídias sociais digitais: uma análise da Justiça Eleitoral no Twitter. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) - Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2022.

SILVA, Maurílio Luiz Hoffmann da

Esta pesquisa busca descrever como a Justiça Eleitoral brasileira utiliza o Twitter para fazer comunicação pública. Traz uma construção teórica sobre comunicação pública e sobre as redes e mídias sociais digitais com foco especial no Twitter. Apresenta, na revisão de literatura, estudos envolvendo as duas áreas. A parte empírica analisa os 28 perfis dos tribunais eleitorais do Brasil no Twitter: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os 27 Tribunais Regionais Eleitorais. O corpus de análise é constituído, ainda, por 2.047 tweets publicados
pelos tribunais em duas semanas de 2020 escolhidas com base nos dias de maior número de publicações. Para o desenvolvimento das análises são utilizados dois métodos de pesquisa: a Análise de Conteúdo (AC) e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM). Os tweets coletados são classificados em quatro tipos (Tweet; Retweet; Menção; e Resposta) e seis categorias temáticas (Diálogo; Interesse Público; Decisões, notícias e checagens; Sessões, eventos e datas comemorativas; Promoção institucional e pessoal; e Outros). Os dados
referentes aos perfis e tweets são analisados separadamente e em seguida inseridos em software que auxilia nos cálculos das análises de correspondências múltiplas. Os resultados demonstram que: (1) aproximadamente 24% dos tweets foram classificados como Diálogo; (2) o índice de Retweets e Menções é baixo (7,6% e 4%, respectivamente); (3) os tribunais tendem a seguir poucas contas; e (4) aproximadamente 63% dos tweets foram classificados como de Interesse público. Além disso, a ACM demonstra quais são os tribunais que melhor
utilizam o Twitter para fazer comunicação pública, separando-os daqueles que não utilizam a ferramenta. Destaca, ainda, os tribunais “intermediários”, aqueles que não estão nem entre os melhores, nem entre os piores. Por fim, propõe uma classificação entre os primeiros e os segundos colocados de acordo com o nível das categorias alcançadas em diversas variáveis.
Como principal resultado, a pesquisa destaca a heterogeneidade das estratégias de comunicação pública adotadas pelos tribunais eleitorais no Twitter, resultado que se fundamenta em um princípio relacional entre quantidade de publicações e qualidade da comunicação pública exercida. Ou seja, a avaliação da qualidade da comunicação pública exercida pelo órgão varia de acordo com a quantidade de tweets publicados e da classificação destes nas categorias temáticas. A pesquisa contribui, assim, para os estudos de comunicação pública no ambiente digital, ajudando a preencher a lacuna existente com relação aos estudos voltados ao Poder Judiciário brasileiro.

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