Comunicação pública no combate à desinformação: uma estratégia do Tribunal Superior Eleitoral no Twitter

HOFFMANN DA SILVA, M. L.; DE MOURA GRANDE BENATO, A. C.; REIS MENDES, M. Comunicação pública no combate à desinformação: uma estratégia do Tribunal Superior Eleitoral no Twitter. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 18, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2023v18n.63529. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/63529. Acesso em: 1 set. 2023.

DE MOURA GRANDE BENATO, A. C, REIS MENDES, M, e SILVA, Maurílio Luiz Hoffmann da

Investiga o combate à desinformação nas mídias sociais pela perspectiva da comunicação pública em um estudo de caso: a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Twitter durante uma live do presidente Jair Bolsonaro, na qual ele prometeu mostrar provas de que as eleições teriam sido fraudadas. Pergunta de pesquisa: “Como a comunicação pública pode ser usada no enfrentamento à desinformação?”. Hipótese: uma das possibilidades para combater a desinformação é por meio das mídias sociais, dada a facilidade de espalhamento das mensagens. Objetivos: analisar a atuação de uma instituição pública no combate à desinformação e defender que o combate à desinformação passe a ser considerado uma das funções da comunicação pública. Métodos: estudo de caso, análise de conteúdo e entrevista. Os resultados classificam a live como desinformativa e mostram um relativo sucesso da ação do ponto de vista do tribunal.
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