Comunicação Pública no contexto da covid-19: uma análise do Facebook do Ministério da Saúde

RODRIGUES, Jessica. Comunicação Pública no contexto da covid-19: uma análise do Facebook do Ministério da Saúde. 2020. Monografia. (Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2020.

RODRIGUES, Jessica

A pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavirus SARS-CoV-2, escancarou as mais diversas fragilidades da sociedade contemporânea, tal como a incapacidade dos governos em mobilizar a população para seguir com as recomendações médicas para combater a crise. Isto posto, este trabalho tem como objetivo entender, à luz da comunicação pública e da comunicação de risco em situações de emergência, como o Governo Federal brasileiro trabalhou para conter o avanço da covid-19 no país. Para tal, foi feita uma análise documental das publicações das páginas do Ministério da Saúde no Facebook. A partir do levantamento das publicações, foram criadas categorias a fim de
compreender quais os temas mais frequentes na comunicação do órgão. Como
resultados, foi possível avaliar que o Facebook não está sendo utilizado como uma ferramenta para engajamento e troca de informações com a população, além de não seguir as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde e de especialistas em comunicação de riscos para mitigar os impactos da pandemia.

Compartilhe