Comunicação Pública Política: campos em conflito, um olhar a partir da Câmara Municipal de Porto Alegre

PREDOSO, Elson Sempé. Comunicação Pública Política: campos em conflito, um olhar a partir da Câmara Municipal de Porto Alegre. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

PREDOSO, Elson Sempé

Esta pesquisa lança olhares sobre algumas das relações de conflito entre os protagonistas políticos e os mediadores da comunicação pública, originadas em ambientes públicos de matriz política com cargos eletivos sujeitos ao voto direto da população (vereadores), cargos de confiança na cadeia comunicativa oficial passíveis de indicação política direta (jornalistas CCs instalados na Assessoria de Comunicação Social) e servidores públicos concursados em posições equivalentes a estes últimos (jornalistas concursados investidos em cargos na Assessoria de Comunicação Social).

Trata-se de uma discussão que preocupa e inquieta os profissionais de jornalismo envolvidos em atividades de assessoria de imprensa ligadas ao setor público, mais evidentemente aos órgãos públicos diretamente relacionados com a política; no caso em proposta, aos parlamentos. Mas concerne não só a eles, e sim a toda a sociedade como interessada direta nos seus resultados. Esta inquietação, e a consequente discussão, são causadas, basicamente, pelas diferentes formas de vinculação, tanto institucionais como trabalhistas destes profissionais aos processos de construção e distribuição da informação a partir destes ambientes e, também, pelas diferentes compreensões dos protagonistas da vida política e dos seus mediadores oficiais, sobre o que é a função e o objetivo da assessoria de imprensa (ou de comunicação social, como se preferir) de um parlamento, qual seu público e o que oferecer a ele. O raciocínio desenvolve-se conduzindo a argumentação através de conceitos isolados, como os de jornalismo, opinião pública e assessoria de imprensa, a fim de permitir uma contextualização de sua convergência para gerar o fenômeno da comunicação pública oferecida pelos parlamentos à sociedade. Mais do que indicar respostas, esta pesquisa levanta questionamentos a partir da observação direta de um caso particular facilmente observável em outros contextos.

 

 

Compartilhe