Comunicação, Saúde e Interesse Público: uma análise sobre a percepção dos universitários quanto às campanhas de prevenção ao vírus HIV/Aids

DEL BIANCO, Nelia Rodrigues; GARCIA, Bruno Eduardo Slongo; MOTTA, Johnny Ribas da. Comunicação, Saúde e Interesse Público: uma análise sobre a percepção dos universitários quanto às campanhas de prevenção ao vírus HIV/Aids. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Joinville: 2018.

DEL BIANCO, Nelia Rodrigues, GARCIA, Bruno Eduardo Slongo, e MOTTA, Johnny Ribas da

O presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos universitários quanto às campanhas de comunicação pública para prevenção ao vírus HIV/Aids. A investigação foi realizada por meio de um questionário com questões de múltipla escolha, dicotômicas e abertas, enviadas aos alunos dos cursos de graduação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás, durante os meses de maio e junho de 2018, totalizando 96 respondentes. Os dados coletados foram tratados e analisados por meio da Análise Descritiva e de Similitude. A partir da perspectiva da comunicação pública (MATOS, 1999; DUARTE, 2006; ZÉMOR, 1995), procura-se evidenciar a percepção dos universitários quanto ao conteúdo de campanhas públicas direcionadas à prevenção do contágio com o vírus HIV/Aids. Ademais, resgatando o referencial teórico, tem-se que os esforços públicos concentram-se no estágio pós-contágio, demonstrando que a percepção da amostra se deve ao baixo nível de segmentação e linguagem das campanhas. Como contribuição, o estudo apresenta a necessidade de considerar os aspectos culturais constituintes do ser humano e as particularidades que influenciam na recepção da mensagem.

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