EBC – Cidadania, mercado e audiência: uma proposta para a elevação de receita própria e ampliação da autonomia da gestão orçamentário-financeira

SILVA, Nilson Roberto. EBC – Cidadania, mercado e audiência: uma proposta para a elevação de receita própria e ampliação da autonomia da gestão orçamentário-financeira. 2011. 117 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Finanças Públicas) – Escola de Administração Fazendária, Brasília, 2011.

SILVA, Nilson Roberto

Este trabalho desenvolve-se no segmento das finanças públicas e possui fundamentação baseada em teorias das Ciências Sociais, nas áreas da Administração Pública, da Comunicação, do Direito, da Economia e da Política. A massificação de informações de interesse público torna-se elemento imprescindível à interação dos cidadãos nas sociedades modernas. O Estado, mediador das reivindicações sociais e, consciente do novo olhar para a comunicação, apoiou a criação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. A empresa surge como opção às formas de comunicação existentes, inserindo-se no cenário brasileiro da comunicação pública. O mercado potencial da EBC é composto pela população nacional – a audiência. Portanto, as estratégias devem promover um processo de conquista e fidelização da audiência como pressuposto à alavancagem de fontes próprias de receitas. A parcela orçamentária destinada à EBC, se combinada equitativamente entre as receitas do Tesouro Nacional e as próprias, assumirá em sua feição financeira, o caráter plural de uma empresa pública de comunicação.

 

 

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