Ao investigar as dimensões da comunicação (Massoni, 2007b, 2014) em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), aproximamos as áreas de Comunicação e Administração, no âmbito organizacional – considerando suas possíveis interfaces e complementaridades. A partir da identificação dessas dimensões, objetivamos desvelar a (in)compreensão de comunicação para a governança corporativa e evidenciar o (não) lugar (Augé, 2012) da comunicação organizacional nessa governança. No que se refere ao método, optamos pelo Paradigma da Complexidade (Morin, 2003, 2015a, 2015b), articulando-o com as perspectivas da Sociologia Compreensiva (Maffesoli, 2008, 2020, 2022) e do Interacionismo Simbólico (Mead, 2021; Blumer, 1980). Nosso percurso metodológico incluiu técnicas, como levantamento bibliográfico e documental, coleta de dados em produções do Instituto, revisão do estado da arte e exploração das informações
selecionadas. A trajetória percorrida nos permite sustentar que: a compreensão que o IBGC tem de comunicação está, geralmente, associada à dimensão informativa e/ou ideológica; e essa (in)compreensão resulta no não lugar da comunicação organizacional na governança corporativa, tanto no espaço físico quanto no antropológico. A pesquisa ainda nos permite inferir que a comunicação, possivelmente, incomode e desacomode, ao promover o encontro sociocultural e o diálogo dialógico, e na medida em que, compreendida em sua complexidade, é abraçada e vivida pelos sujeitos organizacionais – incluindo a própria organização.
Com base nesse pressuposto assumimos que, possivelmente, a compreensão
multidimensional dessa comunicação não esteja no foco do IBGC, assim como pode não lhe convir dar à comunicação organizacional o lugar oportuno.
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Dimensões da comunicação em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)
FACCIN, Elaine Fátima Strapasson. GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Dimensões da comunicação em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUCRS, 2023.
FACCIN, Elaine Fátima Strapasson