GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Dimensões da comunicação em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

FACCIN, Elaine Fátima Strapasson. GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: Dimensões da comunicação em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUCRS, 2023.

FACCIN, Elaine Fátima Strapasson

Ao investigar as dimensões da comunicação (Massoni, 2007b, 2014) em documentos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), aproximamos as áreas de Comunicação e Administração, no âmbito organizacional – considerando suas possíveis interfaces e complementaridades. A partir da identificação dessas dimensões, objetivamos desvelar a (in)compreensão de comunicação para a governança corporativa e evidenciar o (não) lugar (Augé, 2012) da comunicação organizacional nessa governança. No que se refere ao método, optamos pelo Paradigma da Complexidade (Morin, 2003, 2015a, 2015b), articulando-o com as perspectivas da Sociologia Compreensiva (Maffesoli, 2008, 2020, 2022) e do Interacionismo Simbólico (Mead, 2021; Blumer, 1980). Nosso percurso metodológico incluiu técnicas, como levantamento bibliográfico e documental, coleta de dados em produções do Instituto, revisão do estado da arte e exploração das informações
selecionadas. A trajetória percorrida nos permite sustentar que: a compreensão que o IBGC tem de comunicação está, geralmente, associada à dimensão informativa e/ou ideológica; e essa (in)compreensão resulta no não lugar da comunicação organizacional na governança corporativa, tanto no espaço físico quanto no antropológico. A pesquisa ainda nos permite inferir que a comunicação, possivelmente, incomode e desacomode, ao promover o encontro sociocultural e o diálogo dialógico, e na medida em que, compreendida em sua complexidade, é abraçada e vivida pelos sujeitos organizacionais – incluindo a própria organização.
Com base nesse pressuposto assumimos que, possivelmente, a compreensão
multidimensional dessa comunicação não esteja no foco do IBGC, assim como pode não lhe convir dar à comunicação organizacional o lugar oportuno.

Compartilhe