Habermas vai para a Escola Pública no Brasil: Ação Comunicativa e Engajamento Cívico

NOBRE, Heloiza Helena Matos e; GIL, Patrícia Guimarães. Habermas vai para a Escola Pública no Brasil: Ação Comunicativa e Engajamento Cívico. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, São Paulo, v. 13, n.25, p. 56-66, 2016.

GIL, Patrícia Guimarães e NOBRE, Heloiza Helena Matos e

 O artigo apresenta uma abordagem teórica e empírica para propor o enfrentamento da violência escolar a partir da perspectiva da comunicação pública. Contrária à argumentação, a violência é tratada como ameaça à formação de crianças e jovens para o exercício democrático. A favor de uma teoria prática, o texto indica os primeiros resultados de uma triangulação metodológica entre a teoria da ação comunicativa, a mediação transformativa e a análise pragma-dialética de debates realizados com adolescentes em São Paulo. O modelo verificou resultados favoráveis para despertar relações de reconhecimento entre estudantes, mas não consenso.

 

Compartilhe